• O Tesouro Nacional divulgou ontem (28) o fator de correção (0,9557) da terceira parcela de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será depositada nesta quarta-feira, dia 30. Com isso, os pequenos municípios do RN receberão, brutos, sem os descontos da Saúde e da Educação, R$ 432 mil cada um deles. O valor é 14% menor que o depósito de junho deste ano, mas 12,9% acima se comparado com julho do ano passado.
  • transporte escolar no formato “pau de arara” ainda é uma realidade no interior do RN. E, até mesmo quando as caminhonetas cobertas de lona são substituídas por ônibus e vans, a situação é crítica: pneus carecas, janelas trincadas, condutores sem habilitação. De acordo com o Detran, 97% do transporte escolar no estado está irregular. O levantamento foi feito com base em vistorias realizadas pelo órgão desde 29 de março. A ação foi iniciada a partir de um Termo de Compromisso de Integração Operacional firmado com o Ministério Público. A última vistoria estava marcada para acontecer no sábado (26), mas foi remarcada para o dia 2 de agosto. Durante o final de semana o sistema do departamento de trânsito estava foram do ar. Entre os polos ainda carentes de vistoria estão Parnamirim e Ceará-Mirim.
  • Os inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) podem consultar a partir de hoje (29) o resultado da primeira chamada no site do programa. O resultado dessa fase foi divulgado pelo Ministério da Educação. As matrículas para os candidatos selecionados começam amanhã (30) e podem ser feitas até 1º de agosto nas instituições que oferecem os cursos. A segunda chamada será divulgada no dia 5 de agosto e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para esta edição do Sisutec, foram oferecidas 289.341 vagas em cursos técnicos e gratuitos em instituições públicas e particulares e nas instituições do Sistema S.
  • O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), à unanimidade de votos, em dissonância com o parecer ministerial, conheceu e negou provimento ao recurso interposto por Antônia Luciana da Costa e Edson Pereira Barbosa para manter a sentença recorrida, que aplicou a pena de cassação dos mandatos de prefeita de Baraúna. Foi registrado ainda que foi concedida liminar pelo TSE no Mandado de Segurança, atribuindo efeito suspensivo à decisão proferida na ação de impugnação de mandato eletivo, até a publicação do acórdão referente a eventuais embargos de declaração porventura interpostos por quaisquer das partes ou o transcurso do prazo para tanto. Também foi determinada a posse do presidente da Câmara no cargo de prefeito até que se ultimem os procedimentos para realização de novas eleições em Baraúna, uma vez que, se tratar de candidata que alcançou a segunda colocação no pleito.
  • No período de 31 a 02 de agosto vai acontecer no Hotel Thermas a XIII JAM, Jornada de Anestesiologia de Mossoró. O Evento científico, organizado pelo médico anestesiologista Ronaldo Fixina, terá como tema central as “Decisões em Anestesiologia”. O JAM é bienal e sempre é realizado no Hotel Thermas. Na programação da edição 2014 haverá mini-workshops, palestras, mesas redondas, mini-conferências entre outras atividades destinadas aos participantes. Mais informações pelo 3422-1200