Laboratório itinerante fará prevenção de doenças em animais

A região Oeste do Rio Grande do Norte concentra mais de 50% do rebanho de caprinos e 40% dos ovinos existentes no Estado. Como forma de garantir a qualidade e a saúde do rebanho potiguar, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove, durante a edição 2014 da Festa do Bode, um plantão de atendimento com a oferta de diversos serviços voltados à orientação dos criadores ligados à caprinovinocultura atendidos pelo Projeto Aprisco em Mossoró. O evento tem início na próxima quinta-feira (7) e segue até o próximo domingo (10), no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá, em Mossoró.

Numa estrutura dotada de equipamentos laboratoriais específicos, denominada de “Bode Móvel”, serão realizados diversos exames, a exemplo do OPG – Contagem de Ovos por Gramas de fezes – capaz de detectar a presença de doenças nos animais, tais como verminoses e emerioses. Apesar de comuns aos rebanhos, a falta do diagnóstico precoce destas doenças pode causar a morte dos animais. As verminoses e emerioses prejudicam diretamente a produção leiteira e a qualidade da carne.

O Bode Móvel garante também a realização de ultrassonografias e orientação no processo de escolha de animais durante a comercialização. O atendimento faz parte das ações do Projeto Aprisco do Sebrae-RN, que atende cerca de 400 criadores das regiões Oeste, Alto Oeste e Sertão Central do Estado. Ainda durante a Festa do Bode, o Sebrae no Rio Grande do Norte atuará em consultorias junto a quatro restaurantes da cidade para a realização do Festival Gastronômico. A programação do evento conta ainda com a realização de cursos, seminários e palestras, leilão de animais e apresentações musicais.