Incubadora amplia instalações para apoiar empresas residentes

A primeira incubadora tecnológica do Rio Grande do Norte, a Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC), que funciona no campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), passou por um processo de modernização das instalações. O empreendimento ampliou a parte física e ganhou novos espaços, oferecendo uma estrutura mais adequada para as empresas residentes. A ITNC faz parte do Programa Sebrae de Incubadoras de Empresas e está com 13 empreendimentos em processo de incubação e outros 16 já graduados no mercado local.

Criada ainda em 1998, a incubadora agora está equipada com uma melhor estrutura para disseminar a cultura empreendedora, com transferência de tecnologias, para transformar ideias inovadoras em negócios viáveis. Em termos de infraestrutura, a ITNC possui uma área de 703 metros quadrados, com capacidade para abrigar até 14 empresas. O prédio foi dotado ainda de uma sala de pré-incubação para “hotel de projetos”, três salas de reuniões, uma sala de treinamento, área de convivência e sala da secretaria.

 

A solenidade de reinauguração ocorreu na quarta-feira (30). A abertura do novo espaço foi marcada por uma mesa redonda, em que foi discutido o cenário atual das empresas brasileiras quando se trata das novas tecnologias, conduzida pela professora Doutora da Universidade do Minho (Portugal), Ana Paula Marques. O gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Bosco Freire, também participou da solenidade.

Atualmente, o programa Sebrae de Incubadoras possui somente no Rio Grande do Norte dez incubadoras implantadas nas áreas de serviços, Tecnologia da Informação (TI) e agronegócio. Mas outras quatro estão em fase de implantação.

Fonte: Assessoria