Via Estadão

O governo de Pernambuco já trabalha com a possibilidade de que o funeral de Eduardo Campos reúna de 100 mil a 150 mil pessoas nas ruas do Recife. A cerimônia também deverá ser acompanhada pelas principais autoridades políticas do País.

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o presidenciável do PSDB, Aécio Neves, confirmaram presença. Além deles, dez governadores vão acompanhar o funeral.

Os restos mortais de Campos serão transportados em carro do Corpo de Bombeiros da base aérea do Recife até o Palácio Campo das Princesas, sede do governo estadual, onde vai ocorrer o velório. Também serão transportados – em carros funerários – os restos mortais do assessor de imprensa Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo, que serão velados juntos com o ex-governador. O cinegrafista Marcelo Lira será velado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE).

O cerimonial contava ontem com a possibilidade de os restos mortais chegarem à base aérea de Recife só na noite de hoje ou na madrugada de amanhã.O velório será na calçada da sede do governo. Uma foto de cada um será colocada sobre os caixões, que devem estar cobertos com as bandeiras do Brasil. A viúva de Campos, Renata, já escolheu a foto que ficará sobre o caixão do marido: o candidato aparecerá com uma bandeira do Brasil de fundo.

Uma rua nas imediações do Palácio será destinada para o estacionamento dos ônibus que estão a caminho da capital pernambucana com eleitores e admiradores de Campos. O cerimonial do governo já estimava que a despedida a Campos reuniria mais admiradores que as 80 mil pessoas que acompanharam o funeral do avô, o ex-governador Miguel Arraes.