Concluído projeto arquitetônico para o curso de Medicina

 

O curso de medicina na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) se torna um sonho cada vez mais real. O projeto começa a ganhar forma e as medidas necessárias para a sua implantação no Campus de Mossoró e no novo Câmpus de Assú saem do papel.

Um importante passo foi dado nesta semana com a finalização do projeto arquitetônico e paisagístico do Centro de Saúde, assinado pelos profissionais da Superintendência de Infraestrutura (SIN) da Ufersa e entregue à empresa responsável pela elaboração do projeto executivo. Nessa segunda fase será apontado o orçamento geral da construção do prédio e os detalhes estruturantes.

Somente para o projeto preliminar, o investimento foi superior a R$ 216 mil. Será uma estrutura moderna, verticalizada e com capacidade para também receber outros cursos da área da saúde, além de Medicina, neste primeiro momento. O titular da SIN, engenheiro João Marcelo, explica que os técnicos da Ufersa visitaram outros Centros de Saúde em instituições de realidade próxima a nossa. “A Ufersa está entregando à comunidade um Centro moderno e que atende as nossas características”, ressalta.

A previsão é que a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo conclua os trabalhos até o início de outubro. Com posse do projeto, a Instituição dará abertura ao processo de licitação para construção da obra. A perspectiva do Planejamento é que, não havendo nenhum contratempo nessas fases, o canteiro de obra já entre em atividade até o início de 2015.

O reitor José de Arimatea de Matos esteve à frente da reunião e garantiu que a Universidade está empenhada com todos os esforços necessários para celeridade da implantação do Curso. “A chegada de Medicina na Ufersa amplia nossa perspectiva de Universidade à medida que implantamos um curso com rigor de excelência primando por uma expansão não apenas quantitativa, mas sobretudo com qualidade de ensino e pesquisa”, defende o reitor.

SERVIDORES –

Também nesta semana, a comissão se reunião para definir o quadro de contratação dos docentes e técnicos-administrativos que irão iniciar as atividades com a chegada do curso, bem como o processo de aquisição do material laboratorial e didático.

No primeiro momento, serão efetivados por meio de concurso público 6 novos técnicos de nível médio para atividades administrativas, pessoal de laboratório e técnicos especializados. Já para o nível superior serão 4 técnicos-administrativos. No total, a estrutura será montada com 18 e 12, respectivamente.

A previsão é que o certame seja lançado já no início de 2015. Quanto ao quadro de docente, a seleção deve começar até o final deste segundo semestre para efetivação de 10 professores. Os médicos-professores recém efetivados irão compor o núcleo estruturante do curso e, já em 2015, passarão por uma maratona de treinamento junto ao Ministério da Educação.

Paralelo a isso, a previsão é de contratação de mais 20 professores ao longo do próximo ano, de modo que a base inicial das aulas do curso de Medicina da Ufersa seja sustenta por uma média de 60 professores, já iniciando com 30.

O curso de Medicina da Ufersa será implantado tanto no Campus Central, em Mossoró, quanto na nova unidade em Assú. A primeira turma deverá ingressar em 2016 com 30 alunos e no ano seguinte mais 30 vagas serão ofertadas, igualmente nas duas cidades, de modo que todos os trabalhos acontecem para a implantação concomitante.

Fonte: Assessoria