Ufersa Caraúbas realiza segunda solenidade de Colação de Grau

Mais 29 Bacharéis em Ciência e Tecnologia concluíram o ensino superior na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Câmpus de Caraúbas. A solenidade de formatura aconteceu nesta quinta-feira, 28, no Auditório do Câmpus. Recepcionados pela Banda de Música Joaquim Amâncio, os concluintes têm como desafio o ingresso em um dos cursos de engenharia. A maioria vai permanecer em Caraúbas, aonde são oferecidas três engenharias: Civil, Mecânica e Elétrica. No total, incluindo os Câmpus de Mossoró e Angicos, a Ufersa oferece 13 oportunidades de ingresso nas engenharias para os bacharéis em Ciência e Tecnologia.

Presidida pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, a colação de grau reuniu professores, servidores, familiares e amigos dos concluintes que foram prestigiar mais um passo dado pelos estudantes para a conquista profissional. A oradora da turma, Fernanda Alves Nascimento, aproveitou para uma reflexão sobre os três anos de curso e o desafio da nova caminhada.

 

“Estamos realizando um sonho que também é da nossa família”, discursou. Fernanda relembrou aos colegas às muitas horas de estudos, as fórmulas, a dedicação aos livros, comparando cada semestre a mais um degrau rumo ao sonho da formatura. “Vencemos obstáculos e ganhamos experiências, deixando a cada passo a caminhada mais curta”, afirmou. Segundo ela, o conhecimento adquirido, ampliou a percepção, formando o “alicerce para alcançar as nuvens”, afirmou, acrescentando “muito mais que conhecimento técnico, a conquista do diploma em Ciência e Tecnologia não representa o fim, mas a certeza de um novo recomeço”, afirmou.

A paraninfa da turma, professora Edna Rocha Linhares, diretora da Ufersa Caraúbas, relembrou as dificuldades iniciais vivenciadas pelos estudantes por ocasião da instalação do Câmpus em Caraúbas, mas também exaltou os avanços obtidos nos últimos três anos com a conquista na sede. “A conclusão do BCT representa o ponto de chegada e de partida, a hora de decidir em ficar ou continuar, e a Ufersa oferece um leque de oportunidades para quem quer continuar”, frisou a paraninfa.

A professora Edna lembrou aos formandos que todos os esforços valeram a pena com a conquista do diploma no curso Bacharelado Ciência e Tecnologia. “Desconheço outro meio que transforme o cidadão que não seja a educação”, frisou, lembrando ainda que muitas outras conquistas virão. “Estejam firmes no propósito profissional, sejam éticos e acima de tudo, amem a profissão que escolheram”, aconselhou a paraninfa.

A concluinte Ana Laurentino dos Santos foi laureada como a melhor a melhor aluna da turma e, a homenagem aos pais foi feita pelas concluintes Sonali Clécia de Lima e, Jéssica Medeiros do Nascimento, que fez questão de homenagear os pais ausentes (in memoriam).

Para os pais que tiveram a oportunidade de presenciar a formatura o momento é de grande emoção. “Creio que seja o sonho de todos os pais, comigo não é diferente, orgulho em dose dupla, primeiro por ser minha filha e, depois, por ser na minha cidade”, afirmou Alcivan Viana, ex-prefeito de Caraúbas, pai da concluinte Nayana Letícia de Morais Viana, acadêmica de Engenharia Elétrica, na Ufersa Caraúbas.

O reitor, professor José de Arimatea de Matos, ressaltou a importância do Câmpus Caraúbas para Médio Oeste Potiguar, adiantando que as dificuldades iniciais estão sendo superadas com a construção e a contração de novos servidores. “Novas obras, como a biblioteca, laboratórios, salas de aulas, restaurante e residência universitária vão garantir melhores condições para toda a comunidade acadêmica. Espero que cada um de vocês alcance o sucesso profissional desejado”, discursou o professor José de Arimatea.

Fonte: Assessoria