# Doação

Há anos guardando com muito zelo parte da história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em seu arquivo pessoal, o ex-reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas resolveu doar seu acervo para o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Laboratório Oral e Imagem da instituição. “Guardei os documentos esperando que um dia eles pudessem ser organizados em um único local”, disse Padre Sátiro, ao receber nesta quarta-feira, 03, a visita do reitor Pedro Fernandes acompanhado do diretor do Núcleo, Lemuel Rodrigues. Padre Sátiro já havia dado ao reitor cópias da Lei sancionada pelo prefeito Dix-huit Rosado passando a titularidade do Clube Aceu à UERN e cópia da resolução que criou o primeiro Campus Avançado “Walter de Sá Leitão”, de Assu, que está completando 30 anos. Na coleção do professor e sacerdote, a Universidade vai poder resgatar episódios importantes, entre eles, o processo de estadualização em que Sátiro é considerado um dos principais baluartes. Padre Sátiro não esconde a satisfação de ver a história da UERN preservada e já acertou com o professor Lemuel que o arquivo pessoal sobre a Universidade vai ser repassado ao Núcleo, em breve. O reitor Pedro Fernandes considerou o gesto de Padre Sátiro grandioso pelo desapego à parte de seu arquivo pessoal e pela dedicação do ex-reitor em manter a memória da instituição.

# Tropas Federais

Na sessão administrativa dessa quarta-feira (3), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de força federal para 36 municípios do Rio Grande do Norte durante a realização das Eleições 2014. A requisição foi relatada pela ministra Luciana Lóssio. Foi aprovado o envio de força federal para os seguintes municípios: Macaíba, Ielmo Marinho, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, São José de Campestre, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Caicó, Carnaubais, Ipanguaçu, Mossoró, Serra do Mel, Baraúna, Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Caraúbas, Umarizal, Olho D’Água dos Borges, Luís Gomes, José da Penha, Major Sales, Paraná, Monte Alegre, Lagoa Salgada, São Fernando, Timbaúda dos Batistas, Pendências, Alto dos Rodrigues, Pedro Avelino, Cruzeta, São José do Seridó, Coronel Ezequiel. O pedido de envio de força federal foi apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), com base em solicitação de juízes eleitorais, para a manutenção da ordem e da segurança pública no dia da eleição nos municípios informados.

# Prefeito entrega auditoria ao MP

O relatório da auditoria da folha de pessoal da Prefeitura de Mossoró foi entregue ao Ministério Público pelo prefeito Francisco José Júnior, nesta quarta-feira (3). A auditoria foi realizada por uma equipe da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). De acordo com o prefeito, a auditoria revela ao menos 10 pontos obscuros. Um deles, o “desaparecimento” de 622 servidores, com lotação incerta. O MP deve avaliar o relatório. O MP adotará as medidas necessárias, independentemente dos procedimentos que serão tomados pela gestão municipal.

# Comenta-se !

Sem data ainda para ser julgado está nas mãos do ministro Gilmar Mendes um pedido de liminar da ex-prefeita cassada e afastada, Cláudia Regina (DEM) que  deseja voltar ao cargo que ocupou por nove meses. Cláudia Regina hoje é cotada para ocupar a Secretaria de Ação Social caso Henrique seja o vitorioso no pleito de outubro. Comenta-se que o retorno da prefeita é questão de tempo. Cláudia Regina estaria confiante perante sua militância.