Edufersa na Feira do Livro até domingo

Os frequentadores da 10ª Feira do Livro de Mossoró estão tendo a oportunidade de conhecer e adequirir as publicações produzidas pela Editora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a Edufersa. A Editora tem um estande com os 18 livros editados. A Feira do Livro de Mossoró prossegue até o próximo domingo, 7 de setembro, das 9 às 22h, no Expocenter, que fica nas dependências do Câmpus da Ufersa Mossoró.

“A Ufersa investiu na editora e a Edufersa estar aqui é uma oportunidade de mostrar para a sociedade a importância da editora universitária não apenas para a comunidade acadêmica, mas como também para a nossa região”, afirmou o coordenador da Edufersa, Sale Mário Gaudêncio. Mário reconhece que ainda é pequena a produção acadêmica das universidades em termos de publicação. “A Ufersa contar com uma editora própria é de grande importância para o desenvolvimento científico”, acrescentou.

Nos últimos dois anos, por meio de editais, a Edufersa publicou 18 livros e para 2015 já estão aprovados o lançamento de mais 10. “Além das edições próprias, editamos outras publicações por meio de parcerias”, afirma Mário Gaudêncio. Segundo o publicitário o número total já ultrapassa 50.

CARTILHA – A Edufersa aproveitou a Feira do Livro para lançar a cartilha Hortas para o ensino fundamental, de autória do engenheiro agrônomo da Ufersa, Giorgio Mendes Ribeiro. A publicação é mais uma ação do Projeto de Extensão Horta Didática na Escola. “Essa cartilha foi pensada com a proposta de orientar os professores e estudantes sobre o cultivo de uma horta, seja, no espaço da escola ou no domícilio”, afirma Giorgio Mendes. O Projeto Horta Didática na Escola é desenvolvido de forma interdisciplinar, em várias escolas públicas de Mossoró.

Ainda segundo Giorgio Mendes a cartilha tem como proposta trazer a realidade cotidiana para a sala de aula. “Queremos não apenas promover uma reflexão, mas mostrar com uma atividade prática, no caso o cultivo de uma horta, a importância da alimentação e, consequente, na melhoria da qualidade de vida”, argumenta. Giorgio acredita que a horta pode ser um instrumento de educação uma vez que propicia a interação de várias disciplinas. “Além de educar, o cultivo resulta em alimentos mais saudáveis”, frisa.

A horta didática não utiliza agrotóxicos, consequentemente, representa mais saúde para as pessoas e para o planeta com a preservação do meio ambiente. A cartilha Hortas para o ensino fudamental é composta por seis tópicos onde são enfocados os temas: conceito de hortaliças, a importância das hortaliças, o que é uma horta?, pragas da horta e, rotação de cultura na horta. Além de vocabulários e referências bibliográficas.

Fonte: Assessoria