O novo escândalo colocado em evidência pela delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, mostra que a corrupção no Brasil está atrelada, segundo entidades que defendem a ética na política, ao modelo de financiamento das campanhas eleitorais, tal como já aconteceu com o mensalão.

Segundo o juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção (MCC), todos os escândalos republicanos no Brasil estão ligados ao financiamento aos políticos e aos financiamentos das campanhas.

— O quadro é grave, na medida que envolve governadores, senadores e deputados, repetindo na Petrobras o que já havia acontecido no mensalão. O modelo de financiamento compele os políticos a competir sempre por mais recursos, levando o Brasil a ter as campanhas mais caras do mundo. E o dinheiro vem sempre das empresas privadas que operam com o governo e também das empresas públicas, numa corrida desenfreada pelo dinheiro. Hoje não há limites por essa busca de recursos. É por isso que precisa haver uma reforma política que estabeleça limites ao financiamento de campanhas — disse Marlon Reis.

( Blog do Magno)