Francisco Carlos comemora bons resultados da educação mossoroense.

 

IDEB das escolas dos anos iniciais e finais é 50% maior que a média nacional

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Carlos (PV), usou a Tribuna da Casa nesta quarta (10) para comemorar os resultados obtidos pela educação mossoroense. O edil trouxe à tona os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) recém divulgados em todo o país. Segundo o índice, que avalia a Educação Básica pública nacional, 50% das escolas de Mossoró das séries iniciais e finais obtiveram resultados superiores à média nacional. Em vista disso, o vereador enfatizou que gostaria de “parabenizar todos os professores da rede municipal de ensino, parabenizar os técnicos da rede municipal de ensino, enaltecer a gestão que conduziu a esses resultados”, disse o edil.

Francisco Carlos lembrou que ele próprio tem uma parcela de mérito pelos bons resultados obtidos pelas escolas da cidade. Conforme lembrou, os dados que atribuíram os bons resultados obtidos, embora divulgados recentemente, são de 2011, período no qual Francisco Carlos esteve à frente da Secretaria da Cidadania de Mossoró. O Presidente da Câmara ressaltou que sua luta pela educação não se encerrou na atuação pela prefeitura, mas estende-se a outras ações que tomou na condição de vereador, como a luta pela Lei da Responsabilidade Educacional. Esta, segundo o vereador, possui grande responsabilidade pelos bons resultados da educação municipal, junto com o trabalho dos professores da rede pública da cidade.

 

Francisco Carlos lembrou que os resultados positivos não podem mascarar os problemas que ainda persistem na educação. A taxa de analfabetismo do país, por exemplo, “precisa melhorar muito e na cidade de Mossoró também”, afirmou o edil. A estimativa da existência de 27 mil analfabetos em Mossoró foi lembrada por Francisco Carlos. Ele recordou, porém, que é importante levar em conta que, do total de analfabetos da cidade, 20 mil possuem mais de 40 anos. Por essa razão, o vereador manifestou entender que, mais do que um problema das políticas educativas atuais, o analfabetismo em Mossoró “diz respeito a uma divida social histórica”, conforme afirmou Francisco Carlos. Essa constatação, contudo, não levou ao edil assumir que a derrocada do analfabetismo entre a população de mais idade em Mossoró não seria responsabilidade da gestão pública atual. Ao contrário, o vereador disse entender que esse grupo de analfabetos não pode ser esquecido, razão pela qual recomendou a realização de programas para esse público, voltados principalmente aos idosos, “para que recuperem o tempo que eles perderam, mas que é possível de ser resgatado”, declarou o edil.

Fonte: Assessoria