Por Gabriel Garcia

 

Aumentou a diferença da presidente Dilma Rousseff (PT), que concorre à reeleição, para a candidata Marina Silva (PSB), que continua em queda. É o que mostra a mais nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República, divulgada nesta terça-feira (29) pelo Instituto Datafolha. Por outro lado, é menor a possibilidade de a eleição ser resolvida no primeiro turno.

De acordo com o levantamento, Dilma tem 40% das intenções de voto, contra 25% de Marina. Em terceiro na disputa, o senador Aécio Neves (PSDB) mantém acessa a esperança de avançar ao segundo turno. Ele tem 20% da preferência do eleitorado – encostou de vez em Marina.

Pela primeira vez, Dilma interrompe a curva ascendente. Na última pesquisa, divulgada na sexta-feira (26), Dilma tinha 40% dos votos, Marina atingia 27% e Aécio, 18%.

Numa simulação de segundo turno, Dilma venceria ambos os candidatos. Se as eleições fossem hoje, Dilma estaria com 49%, contra 41% de Marina. Na semana passada, o número era de 47% a 43% para a presidente.

Quando o candidato no segundo turno é Aécio, Dilma venceria por 50% a 41% – no levantamento anterior, o índice era de 50% contra 39%.

Dilma ainda lidera o índice de rejeição. De acordo com o instituto, 31% disseram que não votariam de jeito nenhum em Dilma, mesmo número da semana passada. A rejeição a Marina subiu de 23% para 25%, enquanto a de Aécio oscilou de 20% para 23%.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme determina a lei, a pesquisa ouviu 7.520 eleitores em 311 municípios entre os dias 29 e 30 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.