Núcleo homenageia profissionais do ensino
 
O dia 15 de outubro é totalmente voltado às homenagens aos professores. A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc. A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Com o objetivo de homenagear e agradecer os professores e tutores da UFERSA e de todo o mundo, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFERSA) parabeniza os mestres da educação por serem a base do futuro da nação e, principalmente, pelo dom em compartilhar conhecimento, formando pessoas e profissionais.