# Ringue eleitoral

O nível da pancadaria no debate do SBT surpreendeu petistas e tucanos. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) achou o tom muito mais pesado que o de seus confrontos com Lula em 2006. ‘Presidencialismo é assim, é canelada. Mas acho que eles estão exagerando’. Na saída, os dois candidatos se acusavam pelo nível do debate. ‘Ele começou o conflito’, afirmou Dilma, recuperando-se da crise de pressão baixa. ‘Ela está desesperada’, disse Aécio. A informação é de Bernardo Mello Franco, na Folha de S.Paulo desta sexta-feira. Diz mais o colunista: De um tucano, sobre o fato de Dilma ter citado parentes de Aécio. ‘Parece que ele não aprendeu nada com o que o Collor fez com a Lurian’. Há 25 anos, o ex-presidente levou uma ex-namorada de Lula à TV para acusá-lo de esconder a filha. Dilma fuzilou o rival com os olhos quando ele revidou dizendo que ela arrumou emprego público para o irmão. No intervalo, olhando para a petista, Aécio vibrou com aliados: ‘Pode vir quente que eu estou fervendo’.(Agências)

#  Em campanha

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves (PSDB), cumpre agenda nesta sexta-feira (17), na Paraíba, acompanhado pelo candidato a governador, Cássio Cunha Lima, e correligionários. Aécio visita João Pessoa e Campina Grande. A Paraíba foi o Estado do Nordeste onde Aécio teve a maior votação no 1º turno, obtendo 23,38% dos votos válidos. A visita de Aécio deve começar por Campina Grande, onde haverá um ato político às 17h, no Parque do Povo. Em seguida, o candidato vai para João Pessoa para um ato público às 19h. Aécio reafirmou a Cássio Cunha Lima seus compromissos com a Paraíba. “Vou agradecer pessoalmente ao povo paraibano a nossa votação no 1º turno e pedir mais uma vez o voto de confiança para juntos mudarmos o Brasil”, afirmou.

# Concessões

Hoje (17) é o Dia Internacional pela Democratização da Comunicação. Além de comemorar a data, entidades promovem, ao longo da semana, uma série de atividades com o objetivo de ampliar o debate e a coleta de assinaturas em apoio ao chamado Projeto de Lei da Mídia Democrática. O projeto propõe nova regulação do sistema de comunicação do país, a partir de medidas como o estímulo à concorrência e a proibição da outorga de concessões para políticos com mandato eletivo. “Esta tem sido uma semana importante para o debate e a luta pela democratização em pauta mais uma vez”, avalia Rosane Bertotti, coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que está à frente da organização das atividades da semana. Segundo o FNDC, ações como debates e atos públicos ocorrem em Alagoas, na Bahia, no Ceará, em Pernambuco, Sergipe, São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Maranhão.

# Tropas Federais

O clima de acirramento político em Pau dos Ferros fez a Justiça Eleitoral aprovar pedido de tropas federais no segundo turno das eleições. A campanha para governador foi transformada em prévia da sucessão municipal 2016, entre o prefeito Fabrício Torquato (DEM) e o ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM). Além de Pau dos Ferros, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) aprovou pedido de tropas federais para os municípios de Jardim de Piranhas e Santo Antônio.