# Vidente confirma vitória de Aécio

O vidente Carlinhos de Apucarana, durante a Copa do Mundo previu tudo o que aconteceu com a seleção brasileira, inclusive a goleada da Alemanha sobre o Brasil. Depois de esgotar o assunto Copa, a TV de Apucarana (Paraná) então perguntou quem iria ganhar a eleição. E o vidente respondeu da cara: “Aécio Neves”.

# Nova pesquisa Ibope /RN

O instituto Ibope registrou neste domingo (19) a segunda pesquisa para saber a intenção de voto do eleitor potiguar no segundo turno. A pesquisa foi contratada pela InterTV Cabugi pelo valor de R$ 50,3 mil e registrada com o número de protocolo RN-00046/2014. Serão realizadas 812 entrevistas no período de 19 a 24 de outubro. A previsão é que a divulgação seja feita na sexta-feira, dia 24.

# Resultados

O Tribunal Superior Eleitoral já avisou que as primeiras parciais de votação para presidente da República, no dia 26, só serão divulgadas a partir das 20h, já que entrou em vigor o horário de verão. O eleitor deve também ficar atento ao horário de votação. E haja coração…

# Base parlamentar

Aécio Neves começou a contar as peças para montar sua base parlamentar caso se eleja presidente no domingo. Ele partirá de quase 200 dos 513 deputados, somando as novas bancadas de sua coligação e dos partidos que apoiaram Marina Silva no primeiro turno. O tucano quer fortalecer dois núcleos, em torno de PSDB e PSB, para reduzir a dependência das siglas que hoje apoiam Dilma Rousseff. No sábado, em Porto Alegre, ele falou em governar com o ‘lado bom’ do PMDB. As informações são de Bernardo Mello Franco, na edição desta segunda feira do jornal Folha de S.Paulo. Diz ainda o colunista que o grupo aecista trabalha com a ideia de formação de blocos e fusões partidárias em torno de PSDB e PSB. Nos dois casos, seria possível montar núcleos maiores que o PMDB, que terá 66 deputados. ‘Uma eventual vitória tucana deve atrair de imediato dois partidos da base de Dilma: o PSD, de Gilberto Kassab, e o PP, que controla o Ministério das Cidades. Somarão 73 deputados. No PP, um triunfo de Aécio poderá devolver o comando da sigla ao senador Francisco Dornelles (RJ), primo do presidenciável.’

# Debate morno

A presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) baixaram o tom no penúltimo debate antes do segundo turno das eleições, depois de um confronto bastante agressivo na última quinta-feira, procurando usar desta vez suas propostas como munição contra o adversário. No duelo de domingo, realizado pela TV Record, a presidente insistiu em comparar os 12 anos de governo do PT com o período de governo federal do PSDB, enquanto o tucano lançou uma série de críticas aos quatro anos da petista no comando do país. No lugar episódio em que Aécio foi parado por uma blitz da Lei Seca ou de acusações de que o irmão de Dilma foi um funcionário fantasma da prefeitura de Belo Horizonte, temas que marcaram o debate anterior, dessa vez os presidenciáveis preferiram tratar de assuntos como gestão pública e economia. As denúncias de irregularidades na Petrobrás, no entanto, voltaram a ser um dos pontos dominantes, ainda que Aécio não tenha centrado tanto fogo nesta questão como em encontros anteriores. Só resta agora o da Rede Globo nesta 5ª feira dia 23.