Sindicer-RN promove ciclo de palestras gratuitas para ceramistas.

 

A existência de normas que regulamentam os materiais cerâmicos vem exigindo uma grande evolução das fábricas, nos últimos anos, mas também assegurado a qualidade dos produtos usados pela construção civil no país. Com o intuito de colocar os ceramistas potiguares em contato direto com as adequações adotadas a nível nacional para a regulamentação e fortalecimento do setor, O Sindicer-RN (Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Rio Grande do Norte) promove um ciclo de palestras gratuitas ministradas por consultores da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (ANICER), entre dias 5 e 7 de novembro.

A palestra “Produtividade e Qualidade na Indústria de Cerâmica Vermelha” será apresentada pelo consultor técnico da ANICER, Antonio Carlos Pimenta, em três municípios do Rio Grande do Norte. Os temas abordados serão: a portaria nº 558/13 do Inmetro; o Programa Setorial de Qualidade – PSQ; a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15575) e o projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, desenvolvido pela Anicer, em parceria com o SEBRAE.

No dia 05 de novembro, às 18h, a palestra acontecerá para ceramistas da região seridó, no Espaço Cultural Banco do Nordeste, em Parelhas (RN). Já na quinta-feira (06), será ministrada para ceramistas do Vale do Açu, na Associação Comercial e Empresarial do Vale da Eletrônica – Acevale, em Itajá (RN). Para fechar o evento, no dia 07 de novembro, a palestra será em Natal, no auditório da FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte), e será aberta também a alunos do curso técnico em cerâmica da UFRN e das graduações em engenharia de materiais, arquitetura e engenharia civil da universidade.

O evento contará ainda com a participação do gestor de projetos da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do SEBRAE/RN, Edilton Carvalho, que falará sobre as ações de qualificação e capacitação oferecidas através do projeto de Cerâmica Vermelha, e também com a do responsável técnico do Laboratório de Cerâmica e Construção Civil do SENAI/RN, Jean Andrade, que explicará como são desenvolvidos os ensaios do PSQ dentro do estado.

Fonte: Assessoria