Ciência para Todos leva mais de 200 pesquisas para Feira de Ciências.

A 4ª Feira de Ciências do Semiárido Potiguar é o único evento do gênero, na região, no volume de trabalhos e na relevância. Estudantes de, aproximadamente, 100 escolas públicas exporão os melhores trabalhos produzidos ao longo de um ano. O prestígio do evento e a qualidade dos trabalhos apresentados conferem o reconhecimento nacional da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, este ano na sua quarta edição. A Feira acontecerá de 5 a 7 de novembro próximos, no Expocenter – Centro de Exposições e Eventos Eneas Negreiros, em Mossoró. A 4ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar é parte integrante do Programa de Extensão Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, da UFERSA e da UERN, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e apoio das DIREDs – Diretorias Regionais de Educação.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5, às 19 horas, com a presença do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor José de Arimatéa de Matos. A exposição dos trabalhos terá lugar nos dias 6 (das 14 às 19 horas) e 7 (das 8 às 10 horas). O encerramento do evento será no dia 7 (das 14h30 às 18 horas), quando haverá a premiação dos melhores trabalhos inscritos. A 4ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar será aberta ao público, com entrada gratuita.

 

A comissão julgadora, composta por professores convidados, avaliará os trabalhos inscritos e escolherá os finalistas, independente da área do conhecimento. Os ganhadores receberão certificados e prêmios, os quais incluem inscrições em feiras de ciências nacionais e internacionais. Este ano, a 4ª. Feira de Ciências do Semiárido Potiguar concederá, também, o Prêmio Professor Nota 10, para o profissional da educação que tenha mostrado resultados significativos no exercício em sala de aula. A exposição dos professores concorrentes acontecerá no dia 6, das 14 às 18 horas, no auditório da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa.

PALESTRAS – Para o dia 6, quinta-feira pela manhã, estão programadas duas palestras, no auditório do Hotel Villa Oeste. Das 8 às 9h30, a primeira palestra para os estudantes e para os professores orientadores dos trabalhos, sob o título “Oportunidades de participação em feiras e fóruns científicos no exterior, para projetos de iniciação científica do ensino médio” será proferida pelo professor Ozimar Pereira, da rede POC-SP (Programa de Olimpíadas do Conhecimento). Em seguida, das 9h30 às 10h30, será a vez do representante da ABRIC – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, Danillo Augusto Freire, falar somente para os estudantes, sobre “Troca de experiência – jovens do futuro, a história de fazer ciência”.

Das 10 às 11h30, no Auditório Amâncio Ramalho, na Ufersa, o professor do IFCE – Instituto Federal do Ceará, Ricardo Ferreira da Fonseca, proferirá palestra, apenas para os docentes, sobre “Orientação de Projetos Científicos na Educação Básica”. O professor Ricardo Fonseca foi premiado na 12ª. Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que aconteceu este ano, em São Paulo, com o título de Professor Destaque, pelo incentivo ao desenvolvimento e formação de jovens cientistas.

 

FEIRA DE PROFISSÕES – Este ano, a 4ª. Feira de Ciências consolidará o sucesso do ano passado com a realização da 2ª. Feira de Profissões UFERSA e UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (dia 6, das 14 às 19 horas e dia 7, das 8 às 10 horas). O espaço contará com estandes onde serão expostas as pesquisas produzidas por alunos dos cursos de graduação oferecidos pelas duas instituições de ensino, em todo o estado. Na oportunidade, os estudantes do ensino médio terão acesso a orientações sobre inúmeras carreiras que poderão abraçar, de acordo com a vocação de cada um, nos estandes institucionais.

EU, CIENTISTA? – Um estande será montado para o lançamento do gibi “Eu, Cientista?”. No espaço, os visitantes, durante os dois dias da Feira, terão a oportunidade de ler a publicação para apreender como elaborar experimentos científicos. Ao mesmo tempo, poderão realizar experimentos simples cujo objetivo é oferecer a clara noção de como são desenvolvidas as pesquisas científicas.

Fonte: Assessoria