Mossoró promove seminário sobre Educação Inclusiva.

A Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), está realizando o “IX Seminário de Formação de Gestores e Educadores – Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade”. O evento, que teve início na manhã desta segunda-feira, 10, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 14, está acontecendo no auditório do Hotel Villa Oeste, na Avenida Presidente Dutra, do Alto de São Manoel. A programação é voltada aos profissionais da educação que trabalham com crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

A titular da Secretaria Municipal da Educação, Iêda Chaves, fez a abertura do Seminário, representando o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior. “Em 2003, o município de Mossoró foi escolhido pelo MEC para ser o polo disseminador de princípios inclusivos por meio de formação continuada dos educadores da região. É gratificante para nós realizarmos um evento desse porte e ser referência no trabalho de fortalecimento da política da educação inclusiva”, disse a secretaria.

Ao todo, 170 profissionais do magistério de 28 municípios estarão participando do seminário. O polo de Mossoró conta com os municípios de Assú, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Carnaubais, Felipe Guerra, Fernando Pedrosa, Grossos, Guamaré, Ipanguaçú, Itajá, Itaú, Macau, Messias Targino, Paraú, Pedra Preta, Pendências, Porto do Mangue, Rafael Godeiro, São Rafael, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau, Upanema e Mossoró, anfitriã do seminário.

De acordo com Selma Bedaque, coordenadora da Divisão da Educação Especial, da Secretaria da Educação, durante toda a semana, os assuntos debatidos no seminário levantarão questões sobre a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. “Estamos mais uma vez realizando esse seminário na perspectiva do fortalecimento do princípio inclusivo nos 28 municípios que nosso polo atende. Será uma semana de atividades intensas em que estaremos abordando temas que propõem o debate da Educação Inclusiva em sua plenitude”, afirmou Selma Bedaque.

A abertura do seminário, que neste ano de 2014 chega a sua nona edição, contou com a apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Francisco de Assis Batista. A apresentação artística “Puxada de Rede”, que destaca a vida do pescador e sua relação com Iemanjá, é uma das atividades realizadas pelo Programa Mais Educação da escola. Daniel Cavalcante, aluno com deficiência da Escola Municipal Francisco de Assis Batista, foi um dos participantes da apresentação. “Tudo o que os outros alunos fazem na escola eu também faço. Faço parte dessas apresentações culturais, já ganhei medalhas nos Jem’s e nos Jern’s na capoeira e quando eu crescer quero ser médico e capoeirista”, destacou o aluno.

Fonte: Assecom/PMM