Espetáculo “Bantus e Caetés” abre Semana da Consciência Negra 2014.

Na noite deste sábado, 15, a Prefeitura de Mossoró abriu oficialmente a Semana da Consciência Negra 2014. Até o dia 20 de novembro, diversas atividades serão desenvolvidas pela Secretaria da Cultura com o objetivo de provocar discussões sobre a evidência da cultura negra no âmbito nacional e municipal e seu impacto na construção da cultura brasileira, além de valorizar a cultura negra e articular grupos que trabalham com a temática.

A programação foi aberta com a apresentação do show musical “Bantus e Caetés” da Orquestra de Tambores de Alagoas, na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. O evento contou com a participação popular e de secretários municipais. A titular da Secretaria da Cultura, Isolda Dantas, abriu solenemente a Semana da Consciência Negra, representando o Prefeito de Mossoró, Francisco José Junior.

“Nós temos orgulho de promover essa atividade em resposta às lutas vividas pelo nosso povo no passado. Esse município já deu demonstrações de resistência quando aboliu a escravatura cinco anos da Lei Áurea. E nós, enquanto poder público, temos a obrigação de promover a igualdade, e a igualdade racial é uma delas”, afirmou a secretária.

A Orquestra de Tambores de Alagoas foi criada a partir de pesquisa das raízes rítmicas afro-brasileiras e das manifestações folclóricas e propõe o resgate de valores da cultura do nordeste do Brasil. De acordo com Isolda Dantas a apresentação do grupo em Mossoró é conseqüência da parceria da Prefeitura de Mossoró com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

 

“É com muito prazer que a gente traz a Mossoró esse grupo alagoano, de cultura afro e de cultura de resistência. A apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas é fruto da parceria do município com a Funarte e isso representa colocar Mossoró na rota nacional de grande espetáculos”, destacou Isolda.

Fonte: Assessoria

 

Seja o primeiro a comentar


Poste seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *