Cinquenta guardas alunos encerraram esta semana o curso de formação, passo necessário para iniciar as atividades na Guarda Civil Municipal (GCM). Eles foram aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura para a GCM, que hoje faz parte da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. É que antes de ir às ruas, os aprovados no certame precisam passar por um curso de três meses, que contém disciplinas relativas à cidadania, direitos humanos, abordagens, dentre outras.

O próximo passo será a convocação para iniciar os trabalhos na Guarda Civil Municipal. Segundo a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Socorro Batista, a convocação deverá começar no próximo ano e será de forma gradativa. Ela lembra também que no início desta semana mais 50 guardas-alunos foram convocados para o curso de formação. “No próximo ano, teremos mais 100 guardas nas ruas para combater a violência e dar mais segurança à população”, comemora a secretária.

O curso de formação destes guardas-alunos, que tiveram aulas iniciadas nesta semana, será de três meses. Eles terão aulas teóricas e práticas com uma grade curricular baseada na orientação da Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Em 2015, quando estes 100 guardas forem convocados, teremos 335 profissionais da Guarda Civil nas ruas. Além disso, estamos nos programando para armar nossa guarda como determina a Lei federal. Isso é mais segurança para a população”, acrescenta a secretária.

Socorro relata ainda que, a partir de janeiro do próximo ano, a Guarda Civil Municipal será contemplada com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários. “Temos um orçamento de mais de 20 milhões de reais para o próximo ano”, diz. “Precisamos de uma guarda humanizada que seja amiga da população. Para isso, fizemos convênio com a OAB e com a UERN. A OAB nos ajuda com palestras, cursos e campanhas educativas e a Universidade nos cedeu professores para ministrar as aulas do curso de formação”, finaliza Socorro Batista.