Sessão marca lançamento oficial das transmissões digitais da TV Assembleia.

Transparência e inovação a serviço do povo do Rio Grande do Norte. A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (28) uma sessão solene que marcou, oficialmente, o lançamento da transmissão em canal aberto com sinais digitais e a entrada da TV Assembleia na Rede Legislativa. Na ocasião, o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta (PROS) disse que a TV Assembleia é o caminho mais rápido e transparente para que os cidadãos acompanhem diariamente as atividades do Legislativo. “Ela é um marco divisor no relacionamento entre a população e nós, os seus representantes, tornando essa relação muito mais próxima e interativa”, afirmou.

A TV Assembleia está transmitindo em canal aberto com sinais digitais desde o dia oito de outubro, para todos os municípios da Região Metropolitana de Natal. O novo transmissor opera no Canal 51 da Banda de UHF, com 2,2 Kw de potência. A grande novidade é que o mesmo canal também transmite as programações da TV Câmara Federal, da TV Senado e ainda da TV Câmara Municipal de Natal, além da própria TV Assembleia. A multiprogramação é possível graças à tecnologia digital, que além de oferecer imagens de qualidade, também permite a divisão de um único canal em mais de uma programação diferente.

Em seu pronunciamento, o presidente da AL, o deputado Ricardo Motta relembrou o início da TV, destacando o trabalho do então presidente da Casa, o governador eleito Robinson Faria. “Vivemos hoje um dia histórico para a Casa do Povo. Há 11 anos, a TV Assembleia entrava no ar, concretizando um sonho construído pelo esforço de muitos e hoje inaugura o sinal digital e sua participação na Rede Legislativa de TV Digital. É primordial ressaltar a iniciativa do então presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria, que tanto trabalhou para viabilizar nossa TV”, declarou.

O parlamentar destacou que Natal é a segunda capital do Nordeste a inaugurar esse sistema, que opera pelo modelo de Multiprogramação. “Essa inovação permite que num único canal de TV, as programações de quatro emissoras diferentes sejam transmitidas com excelente qualidade de imagens e ótima cobertura de sinais. Vai possibilitar também um melhor aproveitamento do espectro de frequências disponíveis para a teledifusão em canais abertos”, disse Ricardo Motta sobre a Rede Legislativa de TV Digital, pioneira na utilização do modelo de Multiprogramação no Brasil. Hoje a rede é formada por mais de 70 emissoras em todo o país, todas elas independentes e com programações próprias.

O deputado registrou, ainda, o apoio do deputado federal Henrique Eduardo Alves em Brasília, que, segundo ele, foi decisivo para superar entraves burocráticos e avançar na implantação da TV. “A viabilização dos sinais digitais da TV Assembleia só foi possível graças à parceria mantida entre a Assembleia Legislativa do RN – através da Fundação Djalma Marinho – e a Câmara Federal. Coube à Câmara Federal solicitar a consignação do Canal 51, bem, como arcar com os custos relativos ao novo transmissor digital”, explicou.

Fonte: Assessoria