Ufersa e Uern articulam edital de mobilidade para alunos dos cursos de C&T.

O reitor José de Arimatea de Matos recebeu no final da tarde desta quinta-feira, dia 27, o professor Pedro Fernandes, reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, com intuito de firmar parceria na elaboração de um edital de mobilidade para os estudantes do curso de Ciência e Tecnologia (C&T). A proposta visa atender os discentes da Universidade do Estado que caminham para ingressar no segundo ciclo da formação.

A turma pioneira do curso de C&T da Uern irá começar o terceiro e último ano curso já em 2015. Logo em seguida, os estudantes devem direcionar a formação superior em uma das áreas de Engenharia. Como a Uern não oferta cursos nessa área, a proposta é que os estudantes ocupem as vagas ociosas nas graduações de Engenharia da Ufersa.

Ainda foi sugerido no encontro que a parceria permitisse aos estudantes da Uern complementar o último ano da graduação na Ufersa, sob a condição de “matrícula em trânsito”, algo similar ao que acontece com o intercâmbio ou formação-sanduíche. A intenção é aumentar a proximidade com os cursos das Engenharias de modo a auxiliar na escolha para qual está vocacionado.

Os detalhamentos do edital que viabilize a mobilidade dos estudantes serão firmados depois de uma reunião entre os pró-reitores de Graduação das duas Universidades, conforme ficou determinado no encontro dos reitores.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido conta com um curso de C&T em cada um dos quatro câmpus (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros). Dos 14 cursos de Engenharia ofertados pela Ufersa, apenas três (Engenharia Florestal, Agrícola e de Pesca) não estão à disposição para o segundo ciclo de formação.

Desse modo, os estudantes graduados em C&T podem disputar, conforme o Edital para ingresso no segundo ciclo de formação na Ufersa, uma vaga nos seguintes cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Energia, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção; em Angicos: Engenharia de Produção e Engenharia Civil; em Caraúbas, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.

Fonte: Assessoria