A Secretaria Municipal da Educação encerrará nesta terça-feira, 2, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encerramento das atividades acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), às 19h. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, Estadual e Municipal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, que corresponde ao 3º Ano do Ciclo da Infância (Ensino Fundamental).

Em 2014, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Educação, apoiou e coordenou a Formação dos Professores Alfabetizadores da Rede Municipal. Ao longo do ano, foram formadas oito turmas, sendo duas para professores que atuam no 1º ano do Ciclo da Infância, duas para os que atuam no 2º ano, três para os docentes do 3º ano e uma turma para os alfabetizadores das turmas multisseriadas. No total, foram 220 Professores Alfabetizadores participarão da formação neste ano.

“Em 2013, a ênfase do PNAIC foi a Língua Portuguesa e Letramento com carga horária de 120 horas. Nesse ano de 2014, o enfoque foi a Matemática, associada à retomada de conceitos vistos em Língua Portuguesa. Em relação ao ano passado, ampliamos a carga horária de 120 para 160 horas. O que oportunizou um aproveitamento maior por parte desses professores que passaram pela formação”, destacou Iêda Chaves, Secretária Municipal da Educação.

Os encontros presenciais com os Professores Alfabetizadores foram conduzidos por orientadores de estudos indicados pelas Redes de Ensinos Municipal e Estadual, seguindo requisitos do Ministério da Educação (MEC). “O momento é de encerramento do projeto, mas já estamos planejando as atividades do PNAIC 2015 para que mais professores sejam capacitados e mais crianças da Rede Municipal de Ensino sejam alfabetizadas no 3º Ano do Ensino Fundamental”, disse Iêda Chaves.

Fonte: ASSECOM