# Garibaldi Filho cotado

A bancada do PMDB no Senado vai dar um ultimato ao presidente da Casa, senador Renan Calheiros (AL), que deseja disputar a reeleição em fevereiro. Há uma mobilização entre os peemedebistas para que ele desista de concorrer ao cargo. O motivo é a reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” que revelou que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa citou no acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal o nome de Renan entre os políticos supostamente beneficiados pelo esquema de corrupção na Petrobras.Oficialmente, Renan nega sua candidatura à reeleição. Mas, nos bastidores, tem trabalhado intensamente para ficar no cargo. Em conversas reservadas com senadores peemedebistas, ele afirmou que não tem envolvimento com Paulo Roberto Costa e que não há nada contra ele no escândalo de corrupção na estatal.Essas conversas funcionaram como uma tentativa de tranquilizar aliados que demonstraram insegurança com a situação de Renan. O temor de peemedebistas é que a reeleição do senador alagoano possa criar uma crise política no Senado com o aprofundamento das investigações da Operação Lava Jato.

#  Concurso do Banco do Brasil

O Banco do Brasil abriu concurso para formação de cadastro de reserva nos estados de Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.O cargo é de escriturário e a remuneração inicial é de R$ 2.227,26 para jornada de 30 horas semanais. Para participar, é preciso ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação e idade mínima de 18 anos completos, até a data da contratação.

# Confiança

Apenas 7% dos brasileiros leem jornais todos os dias, mas o veículo de comunicação continua sendo o mais confiável na avaliação dos leitores. A conclusão está na Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).De acordo com o levantamento, 76% dos brasileiros afirmam não ter o hábito de ler jornais, 21% leem pelo menos um dia por semana e somente 7% são leitores diários desse tipo de mídia.Na avaliação do nível de confiança, os jornais lideram a pesquisa com 58% de leitores que confiam sempre ou muitas vezes nas informações veiculadas. O percentual é maior que o da TV (54%), o do rádio (52%), o das revistas (44%) e o das notícias de sites (30%).

# Henrique se distancia de Ministério…

Cotado inicialmente para assumir o Ministério do Turismo – embora pretendesse a Integração Nacional –, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deve ser excluído do primeiro escalão do segundo governo Dilma Rousseff. No núcleo do Palácio do Planalto, há insegurança sobre o rumo da investigação que envolve o nome de Henrique Alves na Operação Lava Jato.Segundo reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa revelou no acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) os nomes de 28 políticos supostamente beneficiados pelo esquema de corrupção que atuava na Petrobras, inclusive o de Henrique Alves. Ele nega qualquer envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras.Até segunda-feira, Dilma deve ter uma conversa com o vice-presidente Michel Temer para fechar o espaço do PMDB no ministério. Mas agora, até mesmo a integrantes da bancada do partido na Câmara já avaliam que Alves perdeu as condições de virar ministro. A bancada quer indicar para o Turismo um deputado eleito. Dilma já avisou para interlocutores que pretende anunciar uma nova leva de ministros na segunda-feira.