Conhecer o padrão de deslocamento da população, redefinir rotas, quadro de horário e itinerário dos ônibus são os principais objetivos da pesquisa de campo que está sendo realizada pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB). A investigação, que foi iniciada em dezembro e se estenderá até março, tem como meta facilitar e melhorar a mobilidade urbana da cidade.

Os dados coletados serão utilizados para elaborar um plano diretor na área de transporte público. De acordo com Ramon Nascimento, diretor de transporte da Semob, o objetivo geral dessa pesquisa é facilitar a mobilidade como um todo. Ao concluir a coleta de dados, as informações serão usadas para criar um plano diretor na área de transporte público que atenda às exigências e necessidades da população.

Os sete pesquisadores da Semob estão diariamente trabalhando em busca dos dados, eles fazem a coleta em casas e em empresas. Para ter um dado seguro, os pesquisadores vão entrevistar cerca de 2.200 domicílios e aproximadamente 5 mil usuários de transporte público. “Esse trabalho de ir de casa em casa e ir nos locais de trabalho das pessoas facilita bastante na coleta de dados, em empresas como a AeC a gente consegue falar com muitos usuários de transporte público e queremos fazer um plano diretor que atenda as necessidades dos usuários”, comenta Ramon Nascimento.

Após a coleta de dados, uma equipe da Semob vai elaborar um plano diretor, a previsão é que em dois meses seja concluído. Ao fim de todo processo, o plano diretor será apresentado ao prefeito, Câmara Municipal e imprensa.

Fonte: Assessoria