A um dia da eleição para a Presidência da Assembleia Legislativa do RN, o PMDB, partido dono da maior bancada da Casa Legislativa e responsável por dois dos três candidatos hoje em disputa – Ezequiel Ferreira e Álvaro Dias, tem uma abacaxi para descascar pela frente, em se tratando do projeto de eleger Ezequiel. O fato é que o parlamentar é citado na Operação Sinal Fechado, deflagrada pelo Ministério Público que investiga um contrato viciado para inspeção veicular no Detran/RN e o caso ganhou repercussão na imprensa local nos últimos dias.

Pesa ainda contra a candidatura de Ezequiel, o fato do governador Robinson Faria ter que entrar em contradição com o seu discurso de campanha, que prezava pela ficha limpa na política, caso o chefe do executivo estadual opte por orientar a sua bancada de oito deputados a despejar votos em alguém que representará um poder com tamanha guilhotina sobre a cabeça.

O racha interno do PMDB é outra pedra nesse caminho que compromete a musculatura do projeto de eleição de Ezequiel Ferreira. É público e notório que dos cinco votos que o PMDB tem hoje na Assembleia, dois – Nélter Queiroz e Gustavo Fernandes – vão para Ricardo Motta, conforme os mesmos já declararam na imprensa.

O voto de Nélter Queiroz também é conhecido, o parlamentar peemedebista afirmou em recente entrevista que “o Rio Grande do Norte precisa estar unido, com todos se ajudando para o bem da população e a presença de Ricardo Motta”, disse. O voto até agora desconhecido, dentro da nova bancada do PMDB pertence ao deputado Hermano Morais, que tem dito que prefere esperar uma candidatura de “consenso”.

O certo é que entre os postulantes ao trono do Palácio José Augusto, Ezequiel Ferreira aparece como o mais prejudicado no final do jogo, e pode ser obrigado a retirar sua candidatura devido as pressões que vem recebendo com a repercussão das matérias veiculadas na imprensa nos últimos dois dias. O assunto pautou a coluna do jornalista Túlio Lemos( http://jornaldehoje.com.br/author/tulio-lemos/ ), publicada na edição do Jornal de Hoje desta última sexta-feira, 30, e foi matéria em destaque do Jornal do Dia ( http:/youtu.be/xDmreCRcb7k ), principal telejornal da TV Ponta Negra, emissora afiliada do SBT no RN.

 

ELEIÇÃO

 

No próximo domingo (1º), os 24 deputados eleitos no dia 5 de outubro de 2014 tomam posse para a 61ª legislatura. A Sessão Preparatória está agendada para iniciar às 16 horas, no Palácio José Augusto, sede da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mesma data, os parlamentares elegem a nova Mesa Diretora da ALRN para o biênio 2015-2016.

Fonte: Assessoria