Hemocentro de Mossoró precisa de doadores tipo “O Positivo”

O Hemocentro Regional de Mossoró iniciou mais uma campanha de conscientização para atrair doadores de sangue, especialmente àqueles que têm o tipo “O Positivo”, cujo estoque está praticamente zerado. A preocupação da instituição é com o aumento da demanda em razão do período carnavalesco. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, convoca os advogados e demais membros da sociedade para doarem sangue. O Hemocentro funciona de segunda à sábado, ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Nova Betânia.

De acordo com o Serviço Social do Hemocentro Regional de Mossoró, a campanha visa atrair doadores, principalmente os do tipo “O Positivo”. O trabalho de convocação já foi iniciado, com apoio da mídia e outras instituições que colaboram com o Hemocentro, como é o caso da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB tem realizado diversas ações para atrair doadores, conscientizando a população sobre a importância da doação voluntária. Esta nova campanha deflagrada pelo Hemocentro será encerrada no dia 14 de fevereiro, que é quando a coleta para devido o Carnaval.

ONDE E COMO DOAR

O Hemocentro Regional de Mossoró funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 17h30. No sábado, eles abrem às 7h e encerram o expediente às 17h. Para doar, os candidatos passam por uma triagem. As assistentes sociais e enfermeiras adotam uma série de cuidados para preservar a saúde de quem está doando e também daqueles que receberão. Algumas exigências devem ser observadas, como estar em boas condições de saúde, não estar de jejum, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos; não estar tomando medicamentos que podem afetar a saúde, entre outras.