Ampliação da UPA do Alto de São Manoel melhora atendimento à população

O prefeito Francisco José Júnior inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 19, a construção de ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, que atende, em média, 380 pessoas diariamente. A nova estrutura, cujo investimento soma quase meio milhão de reais, melhora as condições de trabalho dos funcionários e amplia o atendimento à população.

É que a construção contempla uma nova área administrativa na unidade e também viabiliza dois novos serviços à população: A sala do necrotério e a de drenagem. Quem precisava de drenagem tinha que ser transferido para outra unidade. Este serviço estará disponível à população já nas próximas semanas.

A ampliação, com mais de 300 metros, contempla a construção de duas salas de repouso de nível médio, dois banheiros, sala de direção, sala de estar médico, dois vestuários masculinos, sala de necrotério, espaço para arquivo e repouso médico masculino e outro feminino.

Segundo a diretora da unidade, Lindinete Saturno, essa é a primeira vez que a UPA do Alto de São Manoel, inaugurada em 2002, foi contemplada com serviço de ampliação pelo governo municipal. “Essa nova estrutura viabiliza um atendimento melhor e mais humanizado à população e garante melhores condições de trabalho aos funcionários, com um espaço mais amplo e moderno”, comemora.

A unidade conta atualmente com 15 leitos, sendo 10 adultos e cinco infantis. Além disso, há à disposição da população quatro médicos 24h, garantindo o acesso rápido dos usuários ao atendimento médico. “Estamos reestruturando todas as três UPAs. Implantamos o plantão odontológico no Santo Antônio, o serviço de ortopedia no Belo Horizonte e realizamos a construção de mais uma estrutura para a UPA do Alto. Além disso, colocamos quatro médicos 24h em cada unidade para atender à população, uma inovação em nível de nordeste”, declarou o prefeito Francisco José Júnior.

Melhorias na atenção básica

Estão previstas para a primeira quinzena de março a entrega de obras de reforma de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma no bairro dos Pintos e outra no Alto da Pelonha. Há também reformas avançadas em outras UBSs, como é o caso da do Vingt Rosado. “Priorizamos o acesso rápido e eficiente da população às UPAs e vamos melhorar os serviços de saúde na atenção básica”, declarou o prefeito Francisco José Júnior.

Fonte; Assessoria