Mensagem do Prefeito Francisco José abre atividades de 2015 na Câmara Municipal
A Câmara Municipal iniciou nesta sexta-feira (20) os trabalhos legislativos em 2015. A abertura das atividades começou com as bênçãos do pastor Anselmo e o pronunciamento do prefeito Francisco José Júnior, que compareceu à Câmara para a leitura de sua Mensagem Anual.
No seu pronunciamento, o prefeito fez um balanço das atividades realizadas e anunciou novas ações a serem desenvolvidas no decorrer deste ano. Francisco José falou sobre o desafio de administrar um passivo de R$ 47 milhões, que encontrou ao assumiu o mandato há dois anos.
Com esforço e compromisso com a cidade, ele disse que dívidas foram quitadas e a cidade preparada para a retomada de investimentos. Francisco José Jr também destacou o compromisso do seu governo com a transparência e austeridade financeira, melhorando a gestão pública.
Lembrou a auditoria na folha de pagamento do município, possibilitando à Prefeitura a economia de meio milhão de reais/mês. Na saúde, lembrou a implantação da Upa do Belo Horizonte em apenas 70 dias ainda no mandato interino, antes da eleição suplementar, que o efetivou no cargo.
Na educação, Francisco José lembrou que a Prefeitura investiu um percentual de 25%, além do que preconiza a Constituição Federal. Na economia, citou o crescimento da geração de empregos em 219% em relação a 2013. Na agricultura, a Prefeitura investiu mais de R$ 1 milhão.
A criação do Plano Municipal de Cultura, a abertura de novas BICs, mobilização urbana e novos investimentos foram temas abordados pelo prefeito, na sua mensagem. A leitura teve um tom político, quando o prefeito Francisco José Jr pediu a união de todos em defesa de Mossoró.
“Estamos aqui para ajudar a Cidade”, diz presidente Jório
O vereador Jório Nogueira disse que a Câmara Municipal e os edis que a integram têm o compromisso de ajudar Mossoró. “Estamos aqui para ajudar a Cidade”, disse o presidente da Câmara em resposta ao pedido de “união política” feito pelo prefeito Francisco José Jr.
“Estamos aqui para ajudar a cidade de Mossoró. Respeitamos qualquer posição, mas o intuito desta casa é fazer o melhor pela população mossoroense”, afirmou Jório Nogueira, afirmando ser o momento de se fazer política “sem radicalismo”, pensando nos interesses da Cidade
Jório lembrou ainda que a Câmara Municipal teve a preocupação de aprovar um Orçamento Municipal com “muita responsabilidade”. “Porque queremos ver a Cidade avançar”, acrescentou, antes de encerrar a plenária da Câmara. Jório também falou sobre as novas ações do Legislativo.
E destacou o projeto“A Câmara quer ouvir você”, um canal de acesso da população aos vereadores e ao próprio Legislativo. A Ouvidoria está sendo instalada e a Câmara pretende avançar com outros canais de consulta a população.
“Faça uma sugestão bancada, cobre do seu prefeito, cobre do prefeito, mas com elegância, mostrando que estão aí para contribuir com a cidade”, finalizou Jório Nogueira.