Município desenvolve Programa de Alimentação Saudável nas escolas

Consciente de que a escola tem papel fundamental no incentivo a uma alimentação adequada, a Secretaria Municipal da Educação instituiu, a partir de Lei, o Programa de Alimentação Saudável, iniciativa que contempla desde a oferta de cardápios diferenciados até a inclusão de refeições complementares para crianças.

O Programa prevê que seja disponibilizada na rede municipal de ensino a ingestão de alimentos que contribuam para a preservação da saúde, do desenvolvimento físico e intelectual da criança, incluindo o respeito à pirâmide alimentar composta por vegetais, frutas, cereais, carnes, leite, ovos e gordura saudável, gêneros utilizados diariamente na elaboração dos cardápios desenvolvidos pelas duas nutricionistas da Secretaria da Educação.

“Incluímos todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança, buscando sempre garantir o aprendizado do aluno, a partir dessa alimentação saudável. Respeitamos a faixa etária do discente e oferecemos opções diferenciadas de cardápio semanalmente, incluindo ainda aspectos da culinária regional. É importante frisar que são realizadas inspeções sanitárias periódicas nas unidades de ensino. Também fazemos visitas constantes e promovemos atividades de educação nutricional”, relata a nutricionista Ediane Deijaly.

Com uma rede composta por mais de 20 mil alunos matriculados, o desafio da Secretaria da Educação é contemplar as especificidades nutricionais desse grupo, desafio que está sendo vencido com êxito. Crianças diagnosticadas com patologias como diabetes, hipertensão e intolerância à lactose, por exemplo, recebem atenção especial na elaboração dos cardápios.

“Desenvolvemos refeições adequadas para essas crianças, que precisam de um cuidado alimentar maior. É importante que os pais tragam para a Secretaria o diagnóstico da patologia do filho, para que possamos oferecer esse cardápio com a substituição de gêneros alimentícios, de forma a beneficiar o desenvolvimento dessa criança”, destaca a nutricionista Suzanne Salvador.

Os alunos das Unidades de Educação Infantil (UEIs) também recebem atenção especial. Além da refeição diária fornecida através de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação (MEC), essas crianças também são contempladas com uma refeição complementar, mantida com recursos do próprio município.

“Dessa forma, os alunos das UEIs recebem duas refeições por dia, uma no início das aulas e outra no final. É um compromisso da Secretaria com essas crianças, que passam por um processo de desenvolvimento acelerado, por isso requerem um complemento nutricional. Também é interessante frisar que os cardápios são expostos no mural da escola, informando em detalhes as refeições diárias”, conclui Conceição Diniz, coordenadora do setor de merenda escolar da Secretaria Municipal da Educação.

Fonte: Assessoria