# Chuvas e prognósticos

Nas próximas terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de fevereiro, meteorologistas de vários Estados do Nordeste se reunirão na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), em Natal, para discutir as previsões da meteorologia para as próximas semanas na região. O encontro acontece todos os meses em Estados diferentes do Nordeste. O meteorologista da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho vai participar da reunião em Natal e explicou ao Jornal Gazeta do Oeste que um dos pontos a serem discutidos pode ser o Sistema Vórtice Ciclônico de Ar Superior (SVCAS), que em atuando na zona de convergência intertropical nos últimos dias, o principal causador das chuvas isoladas que vêm caindo.

# Aumento

Segundo a Cosern, o aumento nas contas de luz está em fase de consulta pública, mas deverá ser aprovado nos próximos dias. Os consumidores já pagam a conta de luz com reajuste desde o dia 1º de janeiro deste ano, conhecida como “bandeira vermelha”, quando a energia também é a partir de usinas térmicas. O valor cobrado é de R$ 3,00 a cada 100 KWh. Porém, o reajuste previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que a tarifa suba para R$ 5,50 a cada 100 KWh. Ainda de acordo com a Cosern, o aumento é porque a energia proveniente das usinas térmicas tem um custo maior.

# Matrículas do IFRN

Os candidatos aprovados para os cursos técnicos integrados do IFRN, processo seletivo regido pelo Edital 23/2014, deverão se matricular no período de 23 a 27 de fevereiro. No total, foram aprovados 2.724 estudantes para 18 campi do Instituto, distribuídos em todo Rio Grande do Norte. O resultado da seleção foi publicado pela Instituição no dia 11 de fevereiro de 2015.As matrículas devem ser realizadas na Diretoria Acadêmica do Campus para o qual o estudante se inscreveu, nos horários definidos pelo Anexo I Edital. Os estudantes aprovados nas listas 1 e 2, destinadas a alunos pertencentes a famílias com renda de até 1,5 salário-mínimo por pessoa, devem apresentar no ato da matrícula os documentos comprobatórios da renda. Caso o número de vagas não seja preenchido no período descrito, os candidatos em espera poderão ser convocados, considerada a classificação. A convocação é realizada depois de encerradas as matrículas, pelos respectivos campi.

# Henrique no Turismo

Em meio à crise por que passa o PP, o Palácio do Planalto quer tirar Gilberto Occhi do Ministério da Integração Nacional e colocar um peemedebista no lugar. Dilma quer apaziguar a relação com o PMDB, em especial com Eduardo Cunha, seguindo a orientação que Lula deu antes do carnaval.Ainda não está certo se o nome que vai para o lugar de Occhi será indicado por  Euardo Cunha ou pelo PMDB do Senado. Caso prospere a segunda opção, Eduardo Cunha indicaria um nome para o Turismo. E, nesse caso, entra em campo o ex-presidente da Câmara, Henrique Alves (RN).