O deputado Hermano Morais (PMDB) disse esta tarde (25), em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa que acreditava no reaquecimento do turismo no Rio Grande do Norte, com a redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente no querosene de aviação (QAV), por meio de decreto a ser assinado na quinta feira (26) pelo governador Robinson Faria.
“Temos certeza de que essa medida resultará num incremento ao turismo e ao comércio, além de incentivo à Petrobras, que produz QAV na refinaria Clara Camarão, em Guamaré, a fazer mais investimentos no Estado. Essa redução defendemos desde a legislatura passada, mas não houve a sensibilidade da então administração estadual”, afirmou.
O deputado lembrou que nos Estados onde foi concedido o incentivo o número de voos aumentou, enquanto que em Natal ocorreu uma redução. Segundo ele, muita gente estava viajando de carro para João Pessoa, Recife ou Fortaleza e a partir dali viajar de avião, onde as passagens são mais baratas.
Hermano também defendeu que seja tomada uma decisão governamental com relação ao reaproveitamento do antigo aeroporto Augusto Severo, como forma de reativar os postos de emprego em Parnamirim, bem como a conclusão das obras de acesso ao aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante.