Para os reservatórios do RN voltarem ao nível normal, seria necessário um ano com médias pluviométricas acima de 1.000 milímetros, o que não deverá ocorrer neste ano de acordo com um levantamento feito pelos meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

De acordo com os registros da Emparn, isso só aconteceu uma vez nos últimos 50 anos, que foi exatamente no ano de 1974. E com as perspectivas de chuvas dentro da média anual e abaixo da média, dificilmente o RN voltaria a atingir essa média de 1.000 milímetros neste ano. Diante disso, o governo vai decretar nova situação de emergência no final deste mês de março.

Operação Carro Pipa

A situação de seca no RN vem se estendendo desde 2012, quando o decreto foi reconhecido pela primeira vez pela União, e o Governo do Estado recebeu R$ 41,9 milhões do Ministério da Integração Nacional para ações de combate à estiagem.

De acordo com os números do Governo Federal, já foram repassados ao RN, R$ 3,5 milhões, somente para a operação carro-pipa da Defesa Civil Estadual, que chegou a abastecer 53 municípios. Entretanto, a operação foi repassada para a Defesa Civil Nacional e 23 cidades passaram a ser abastecidas pela Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro no RN. A renovação do decreto permite, por exemplo, que o estado continue recebendo a operação do Exército.