A população de Mossoró pode contar agora com uma unidade de Centro de Assistência Psicossocial Álcool e Droga 24h. A inauguração foi feita pelo prefeito Francisco José Júnior na manhã desta sexta-feira, 6, e reuniu diversas autoridades políticas, secretários municipais, pacientes e líderes comunitários.

A unidade, localizada na Rua Francisco F. Bezerra, vizinho ao Hospital São Camilo, passa a contar agora com cerca de 80 profissionais, dentre psiquiatras, médico clínico, educador físico, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e assistentes administrativos.

Antes, o município possuía uma unidade do CAPS AD, mas funcionava em outra estrutura, contava com 22 profissionais e atendia aos pacientes das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Agora, a unidade passa a atender 160 usuários. Alguns destes, ficam nos leitos que dispõe o CAPS e podem ficar internados 24, inclusive nos finais de semana.

A nova estrutura foi readequada pelo Município para  conseguir habilitação junto ao Ministério da Saúde e abrir a unidade à população em horário integral. Atualmente, o CAPS possui 10 leitos, sendo seis masculinos e quatro femininos. São encaminhados para o centro pacientes de outras unidades de saúde ou que demonstram interesse em receber tratamento para dependência química de maneira voluntária.

O prefeito Francisco José Júnior explicou a readequação que o Município vem realizando na assistência à saúde mental. “Nós estamos tornando esse serviço mais moderno, amplo, confortável e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Recebemos muitas críticas com o fechamento da UISAM, mas, agora, as pessoas podem ver que os serviços na saúde mental estão sendo ampliados e melhorados de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Já abrimos o CAPS AD 24h e ainda neste mês vamos abrir a Casa de Acolhimento, que é mais uma unidade para atender quem precisa de assistência à saúde mental”, declarou.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, comemorou a abertura de mais um atendimento. “É pelo esforço dos servidores, da gestão, da Secretaria de Saúde e também dos pacientes que abrimos mais uma unidade para benefício da população. É um serviço humanizado, reestruturado e moderno que melhora a assistência à saúde na nossa cidade”, declarou a secretária. A diretora do CAPS AD, Alexcia Morais, também destacou o auxílio do serviço aos pacientes. “Os mais beneficiados são as pessoas que estão em situações vulneráveis, que agora vão contar com um ponto de apoio dia e de noite”, disse.

Paciente de 53 anos, J.P., agricultor, falou da felicidade em ver o serviço funcionando 24h. “Quando estou em casa, fico ansioso para vir até a unidade. Aqui melhorou muito pra mim. Já estou sem usar drogas há anos graças a esse atendimento”, declarou.

Fonte: Assessoria