O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), reconhecendo a forma eficaz e fidedigna pela qual a Prefeitura de Mossoró trabalhou os dados do sistema Educacenso ao longo de 2014, prestou homenagem à Secretaria Municipal da Educação, através de entrega de comenda.

De acordo com a secretária da Educação, Iêda Chaves, o reconhecimento do órgão do Ministério da Educação motiva o Poder Executivo local a trabalhar cada vez mais em prol dos alunos, professores e de todos os profissionais que fazem a educação do município trilhar um caminho cada dia mais exitoso.

“Ficamos muito felizes com a homenagem. Esse resultado deve ser comemorado por todos os que integram a nossa rede de ensino e mostra o respeito e transparência com os quais realizamos os levantamentos desses dados”, frisou Iêda Chaves.

O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta virtual permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

Em Mossoró, a Secretaria Municipal da Educação, através da unidade de registro escolar, faz esse levantamento junto às secretarias de cada unidade escolar, seja ela do ensino fundamental ou do ensino infantil, e ainda da rede privada. O sistema é responsável, por exemplo, pelo cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“É a partir do Educacenso que se planeja a distribuição de recursos que são destinados à cada escola de ensino fundamental e cada Unidade de Educação Infantil e é aí que entra a merenda escolar, o transporte escolar, os livros didáticos e muitos outros projetos que têm nos ajudado a avançar nas melhorias da educação”, conclui Iêda Chaves.