Famílias do Wilson Rosado não ficarão desabrigadas

O prefeito Francisco José Júnior recebeu nesta sexta-feira, 13, representantes das dez famílias que tiveram suas casas desapropriadas, por decisão judicial, no conjunto Wilson Rosado, e garantiu que nenhum desses moradores, daquela região, ficará desabrigado. O chefe do Executivo mossoroense deu prioridade à questão e sugeriu soluções emergenciais para o problema, até que casas do programa Minha Casa Minha Vida sejam construídas e entregues a eles.

A solução paliativa é abrigar as famílias no prédio onde funciona o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do conjunto Independência, que está localizado próximo de onde residiam essas pessoas. A decisão de ir para este local ou se acomodar em casa de parentes ficou a cargo das famílias. Das dez, quatro optaram por ficar instaladas no CRAS e as demais afirmaram já ter para onde ir até receberem as casas novas.

Todas essas famílias serão contempladas com unidades do Minha Casa Minha Vida e têm prioridade, segundo o prefeito. “Todos vocês serão contemplados e podem escolher entre morar no Conjunto Maria Odete, que será entregue em outubro deste ano, ou esperar pelas 150 casas do Jardim das Orquídeas, que será construído em 18 meses a partir do início das obras”, explicou Francisco José Júnior.

A maioria dos representantes decidiu que vão esperar pela construção das casas do Jardim das Orquídeas, cujo terreno é próximo ao local onde residiam até a decisão judicial de desapropriação das casas construídas na área de risco, terreno que é de propriedade da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).

“Pelo que o prefeito falou, é o que a gente quer. Ele está dando a sugestão de lugar para abrigar as famílias que não têm para onde ir nesse momento, até que a gente receba nossas casas. Ele [o prefeito] está se propondo a fazer as nossas casas. Quem quiser, em outubro já tem casa pronta. Era isso que a gente queria: uma decisão de que teríamos onde morar e não ficaríamos abandonados no meio da rua”, analisou Joseana Ferreira, de 20 anos, uma das moradoras que será contemplada.

“Só em saber que a gente vai ter a nossa própria casa, para a gente poder criar a nossa família, não precisar dormir no chão e ter uma dignidade, é exatamente do jeito que a gente queria. Confiamos que o prefeito vai cumprir com a sua palavra”, desejou Joseana.

Definida a acomodação das famílias que ficarão alojadas no CRAS Independência e daquelas que irão para casas de parentes, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude, que está com assistentes sociais acompanhando as famílias desde as 6h de hoje, disponibiliza caminhões para fazer as mudanças, transportando os móveis e outros pertences dos moradores ainda nesta sexta-feira.

Acompanharam a reunião com o prefeito Francisco José Júnior, o presidente da Câmara Municipal, Jório Nogueira, representando os outros 20 vereadores; a secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Ciarlini; o secretário de Infraestrutura e Habitação, José Couto; o secretário de Transparência e Relações Interinstitucionais, Luiz Antônio; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Diego Tobias; e o gerente da Caixa Econômica Federal, Aldemir de Souza.

COMPROMISSOS 

Para finalizar a reunião no Salão dos Grandes Atos, o prefeito Francisco José Júnior deixou claro que está firmando quatro compromissos prioritários com as famílias. Primeiro o de resolver a situação emergencial daquelas famílias que tiveram as casas desapropriadas e não tinham para onde ir, levando-as temporariamente para o CRAS do Independência.

Em segundo lugar, garantiu que todas as famílias serão contempladas com moradias construídas dentro do programa Minha Casa Minha vida, seja no Residencial Maria Odete ou no Jardim das Orquídeas (Wilson Rosado).

O terceiro ponto foi garantir também o recadastramento das famílias do Wilson Rosado que serão contempladas com novas casas, dando prioridade àquelas que estão em situação de risco, já que o último levantamento foi feito em 2008 e está desatualizado.

Por último, Francisco José Júnior se comprometeu em, junto com a Comissão de Direitos Humanos da OAB, dar apoio às famílias que não tiveram suas casas atingidas pela recente decisão judicial, para que não haja mais desapropriações até que as novas casas sejam entregues prontas para a moradia.

Fonte: Assessoria