Os representantes dos comerciantes informais que atualmente ocupam as ruas, calçadas e praças do Centro de Mossoró e que, por determinação judicial, precisam deixar esses locais, foram recebidos no final da manhã desta segunda-feira, 16, pelo prefeito Francisco José Júnior, no Palácio da Resistência. Juntos, poder público e camelôs conversaram sobre as alternativas para que eles possam continuar vendendo os seus produtos em outro espaço.

O prefeito Francisco José Júnior se mostrou empenhado em encontrar a melhor opção para esses comerciantes e recebeu das mãos deles uma lista de sugestões que serão analisadas, além daquela que já está em andamento, que é o caso dos 250 boxes disponíveis a preços menores em um shopping popular recém-construído no Centro da cidade.

Presente na reunião, o presidente da Câmara Municipal, Jório Nogueira, comprometeu-se em acompanhar a comissão dos comerciantes em um encontro com o juiz Pedro Cordeiro na tarde de terça-feira, 17, a fim de pedir um novo prazo para que as calçadas, ruas e praças sejam desobstruídas pelas barracas que continuam montadas nesses espaços. O prazo atual é maio deste ano. Enquanto isso, as outras alternativas apresentadas pelos camelôs seriam analisadas.

No entanto, independente do resultado da reunião com o juiz, o processo que já havia sido anunciado para o deslocamento dos comerciantes ao shopping popular continua com a mesma programação. Sendo assim, o sorteio dos boxes está confirmado para as 18h desta segunda-feira, 16, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, como foi anunciado pelo secretário de Transparência e Relações Interinstitucionais, Luiz Antônio, na semana passada.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Amélia Ciarlini, também acompanhou a reunião de hoje e apresentou os números do cadastramento dos camelôs, que foi feito por sua equipe em duas chamadas, nos dias 7 e 8 de março, e também no dia 13. Ao todo, nas três datas, 174 comerciantes informais se inscreveram para garantir um espaço no shopping popular e com isso devem participar do sorteio nesta segunda-feira.

Fonte: Assessoria