Ufersa leva estudantes do Ensino Médio para maior feira de Ciência do Brasil

Pelo quarto ano consecutivo jovens de escolas públicas do semiárido irão representar o Rio Grande do Norte na maior Feira de Ciências do Brasil, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, que está sendo realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

Nesse ano serão 11 trabalhos, totalizando 10 professores que atuam como orientadores e 27 alunos de escolas das cidades de Mossoró, Tibau, Umarizal, Messias Targino, Itaú, Antonio Martins e Assú. Desses trabalhos, cinco foram credenciados na IV Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, promovida pela Ufersa em 2014. Os demais são oriundos da IV Feira de Ciências do Oeste Potiguar (Apodi), na MILSET Brasil (Fortaleza) e selecionados diretamente pela própria FEBRACE.

Os estudantes viajaram acompanhados de dois graduandos da Ufersa, que atuam como bolsistas. O pró-reitor de Extensão da Ufersa, professor Felipe Ribeiro, ex-coordenador do Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, destaca que o número de trabalhos esse ano é recorde. “Até o ano passado o máximo de trabalhos que tínhamos levado foi oito. Esse ano estamos levando onze trabalhos e a expectativa é muito boa!”.

O professor ainda lembra que isso reflete o trabalho que o programa tem desenvolvido na região desde 2011 e que o apoio da Ufersa, UERN e da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do RN tem sido fundamentais para esse sucesso. As exposições de trabalhos da FEBRACE ocorrem de 17 a 19 de março; já a cerimonia de premiação será no dia 20 de março.