A partir desta segunda-feira, as unidades de saúde receberão reforço da Guarda Civil Municipal (GCM) para intensificar a segurança nos locais. Essa foi uma das medidas anunciadas na manhã desta segunda-feira, 30, pelos secretários Leodise Cruz, de Saúde, e Alvibá Gomes, de Segurança.

O objetivo é fazer com que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) recebam com mais frequência uma rota da GCM exclusiva para a Secretaria de Saúde já a partir desta segunda, 30. Além disso, já está sendo feito um diagnóstico com a situação de segurança de todas as unidades de saúde. Uma equipe das secretarias de Saúde e Segurança está visitando, todos os dias, as unidades e fazendo uma relação com os locais de maior vulnerabilidade.

Outra medida também será a aquisição de um sistema de segurança exclusivo para as unidades de saúde. É que a Secretaria de Saúde vai licitar alarmes e câmeras de segurança para as unidades, tão logo o diagnóstico de todas as unidades seja concluído, o que deve acontecer até o próximo mês. “Atualmente, todas as nossas unidades de saúde precisam de reforço na segurança. Por isso, estamos realizando um plano de segurança para a Secretaria de Saúde, com sistema eletrônico e rota da GCM”, declara a secretária Leodise Cruz.