Prefeitura garante estagiários para fortalecer política de inclusão

 

Estudantes de diversos cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) terão oportunidade de estagiar nas Unidades de Educação Infantil (UEI) do município. Essa ação é fruto da parceria entre a universidade e a Prefeitura Municipal de Mossoró. Os estagiários trabalharão diretamente com os alunos da Rede Municipal que possuem deficiência.

Para estagiar, os universitários precisam se submeter ao curso de formação continuada “Conceitos e práticas em educação especial e inclusão”. O curso objetiva proporcionar ao estudante universitário aprendizagens básicas para o atendimento, acompanhamento e orientação aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. O curso de formação é promovido pela Uern e possui carga horária de 50 horas.

De acordo com Adalberto Veronese, da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), o momento é ímpar para as duas instituições. “Essa parceria que a Prefeitura de Mossoró mantém com a Uern é fantástica. Nos possibilita oferecer campos de estágios para os nossos alunos e por outro lado a prefeitura conta com mão de obra qualificada oriunda da universidade. A Prefeitura de Mossoró é, sem dúvidas, a instituição parceira que mais oportuniza estágios para os alunos da Uern”, afirmou Adalberto Veronese.

Neste processo, vários órgãos estão envolvidos e cada um tem sua função. A Dae realiza o edital e a seleção de alunos aptos pare exercer o estágio. A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN) oferece a capacitação. A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) certifica os alunos que se submeteram ao curso de formação de forma oficial. E a Prefeitura de Mossoró abre o campo para o estágio e oferece bolsas aos universitários.

“Essa parceria com a Uern nos permite trazer para dentro de nossas salas de aula estagiários que contribuirão junto aos professores da nossa Rede Municipal para um atendimento qualificado aos nossos alunos com deficiência. Todo esse trabalho que estamos desenvolvendo em favor da criança com deficiência é uma orientação do prefeito Francisco José Júnior, que se mostra muito sensível à questão da inclusão em nossas Escolas de Ensino Fundamental e Unidade de Educação Infantil”, destacou Iêda Chaves, secretária Municipal da Educação.

Fonte: Assessoria