Os ambulantes que ocupam atualmente as calçadas do Centro da cidade serão transferidos para espaços no próprio Centro comercial de Mossoró, atendendo dessa forma decisão judicial, sem prejudicar o exercício das atividades desses trabalhadores, resolvendo um problema antigo enfrentado pela categoria. O anúncio foi feito pelo prefeito Francisco José Júnior na manhã desta sexta-feira, 17, em reunião no Salão de Grandes Atos do Palácio da Resistência.

As opções apresentadas pelo chefe do Executivo local, prontamente acatadas pela comissão dos ambulantes, foram trechos nas seguintes localidades: Avenida Augusto Severo com a rua Francisco Isódio; Rua 30 de Setembro com a Dr. Almeida Castro; e Dr. Almeida Castro com a rua Machado de Assis. Além desses espaços, os ambulantes também poderão ser realocados no Shopping Popular, com preços mais acessíveis do que os que haviam sido anunciados, e ainda na Central de Abastecimento (Cobal), que possui hoje 114 boxes desocupados. No total, mais de 300 unidades estão disponíveis para os trabalhadores informais.

“Através de um diálogo permanente, estamos resolvendo esse problema de décadas. Primeiro fizemos o chamamento público e o Shopping Popular foi a única empresa que se inscreveu e agora está reduzindo em 50% a taxa de condomínio para os ambulantes que optarem por se transferir para esse espaço. Disponibilizamos ainda 114 boxes na Cobal e após estudos técnicos da nossa equipe, vimos que há viabilidade em três pontos no próprio Centro, locais sugeridos pelos próprios trabalhadores”, informa o prefeito Francisco José Júnior.

Na próxima quinta-feira, 23, os ambulantes irão se reunir e apresentar ao Município o organograma da transferência, ou seja, o local que cada um deles ocupará, dentre as opções apresentadas pelo prefeito. A desocupação das calçadas do Centro deve ser concluída até o dia 30 de abril, de acordo com determinação do Poder Judiciário, que acatou ação movida pelo Ministério Público.

“A gestão está à disposição para colaborar com o processo de realocação dos trabalhadores. Com sensibilidade, coragem e responsabilidade, conseguimos solucionar mais um problema antigo da cidade, permitindo que ninguém seja prejudicado, nem ambulantes, nem a população com deficiência, que necessita de espaço com acessibilidade no Centro”, enfatiza Francisco José Júnior.

Praça Senador Carlos Alberto de Sousa será revitalizada para receber ambulantes

A transferência dos ambulantes para os locais apresentados durante a reunião desta sexta-feira é uma medida provisória. O objetivo do Município é revitalizar a Praça Senador Carlos Alberto de Sousa, também conhecida como Praça do Carcará, para receber os trabalhadores informais de forma definitiva. A notícia agradou os comerciantes.

Fonte: Assessoria