Por Daniel Menezes – O Potiguar

O ministério público eleitoral emitiu parecer favorável ao processo de registro do Partido Liberal. A sigla está sendo gestada pelo ministro das cidades, o presidente do PSD Gilberto Kassab.Kassab cria a agremiação com o pleno intuito de aproveitar uma brecha na lei, que permite a saída de um determinado partido sem perder o respectivo mandato, desde que a alteração se processe em prol de uma nova sigla.

O temor por parte das demais organizações partidárias é geral. Referendado pelo governo, o projeto de Kassab pode levar muita gente a trocar de casa com o intuito de se aproximar da coalizão que hoje lidera o país.Um projeto de lei foi aprovado a toque de caixa pela câmara com o intuito de dificultar a criação de novos partidos e a posterior fusão com agremiações já existentes. O alvo era o Kassab e seu Partido Liberal.

Mas há um detalhe vital nessa história toda: Kassab deu entrada no registro um dia antes da lei ser sancionada pela presidente Dilma. E, com isso, não poderá ser alcançado pelas mudanças.

O ex-prefeito de São Paulo teve uma vitória com este parecer. Resta apenas integralizar o número de assinaturas. Será que conseguirá?  Bem, o Kassab não é a Marina.

AQUI

No Rio Grande do Norte o PL patrocinará, através do governador Robinson Faria, uma debandada de deputados, prefeitos e vereadores rumo ao novo aconchego político.

O Partido Liberal tem tudo para sangrar o DEM, o PMDB, o PR e o PSB, pois que permitirá o agente político a trocar de barca sem pendengas jurídicas, assim como também equacionar divergências locais. Pau dos Ferros e Assu seriam dois bons exemplos.

O ministério do turismo recém ocupado por Henrique não será suficiente para equalizar esta disputa e segurar a nau bacurau.Caso tramite tudo nos seus pormenores, o novo partido produzirá, portanto, consequências importantes na circulação das elites políticas e no arranjo de algumas disputas eleitorais em 2016 no RN.

MOSSORÓ

Os nomes da ex-governadora, Rosalba Ciarlini, e da ex-deputada esstadual, Larissa Rosado, foram testados em recente pesquisa publicada em Mossoró. Com os bons números o chafurdo foi total. Só há um pequeno porém que mereceria ser mais levado em consideração: hoje, as duas não podem sequer fazer a inscrição no pleito.