Saúde pretende vacinar 49.2 mil pessoas contra gripe.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciará a campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira, 4. Desde o início da manhã, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão recebendo usuários para imunização. A campanha seguirá até o dia 22 de maio em todo o município. Neste ano, o público-alvo é de 61.556 pessoas, sendo a cobertura mínima exigida de 80%. Ou seja, Mossoró deverá vacinar, no mínimo, 49.224 pessoas. O Dia D será no dia 8 de maio.

A novidade deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças de seis meses a menores de cinco anos. No ano passado, o público-alvo foi de seis meses e menores de dois anos. Integram também este grupo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puerpéreas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Pessoas portadores de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem receber a vacinação.

A secretária municipal de Saúde pede que toda a população se mobilize em favor da campanha. “Estudos mostram que essa vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, além de reduzir a mortalidade por complicações da influenza. Por isso, pedimos o apoio de toda a sociedade para incentivar as pessoas a receberem a vacinação. Assim, toda a população será beneficiada, seja direta ou indiretamente”, explica.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Norma Senna, nos últimos dois anos, Mossoró não conseguiu atingir a meta estabelecida de vacinar 80% do público-alvo. “É um dado que não pode se repetir. A imunização é contra dois tipos de gripe: a comum e a H1N1. Esta última pode ser letal ou causar sequelas nos pacientes. Daí a necessidade de receber a imunização”, declara.

Fonte; Assessoria