Um não existe sem o outro, mas não são a mesma coisa. A confusão existe e se comemora os dois juntos, mas aspectos deixam claro que Trabalho e Trabalhador nem sempre podem ser comemorado juntos. O Trabalho já existia, mas as conquistas trabalhistas vieram das lutas, e por isto este dia, com Estados Unidos e França, depois se espalhando por outros países.

O Trabalho é comemorado, seja ele formal ou informal, e este deve ser combatido em sua essência, para que se garantam direitos trabalhistas e previdenciários a quem trabalha.Outras questões como jornada de trabalho, luta por melhores condições de segurança, planos de cargos e carreiras, entre outros, são inerente da condição de trabalhador.

Cada vez mais o que antes era apenas comemoração e festa vai ganhando as ruas por direitos, com eventos mais políticos que festivos, colocando nas pautas dos meios de comunicação para chegar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional as demandas provenientes da classe trabalhadora.

Por isto é importante separar, principalmente em um momento que os trabalhadores veem avançar o projeto da terceirização, que precariza as relações de trabalho do empregador com o empregado.Esta confusão entre Dia do Trabalho ou do Trabalhador está nos principais sites do país, cada um tratando o 1º de Maio desta ou da outra forma. Podem procurar nas principais agendas do Brasil que verão das duas formas. Na prática, as duas estão certas, apesar das diferenças.