Criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado hoje, dia 12 de maio. A data é uma homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, uma cristã anglicana que disse ter recebido um chamado de Deus para cursar Enfermagem. Existem 1,6 milhão de profissionais no Brasil envolvidos em Enfermagem, segundo último levantamento feito em 2014 pelo Cofen – Conselho Federal de Enfermagem -, com sede no Distrito Federal, onde 44% desse total são de técnicos de enfermagem, 41% de auxiliares e 15% de enfermeiros.

Em alusão a semana da Enfermagem, a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene/RN) de Mossoró estará realizando entre os dias 12 e 20 de maio a II Semana Científica. Um evento criado não só para enaltecer o papel dos profissionais em enfermagem, como também promover o incentivo à pesquisa acadêmica, uma vez que estimula a apresentação de trabalhos voltados para as pesquisas na área da saúde por parte dos alunos.A palestra de abertura acontece nesta terça-feira, 12, às 19 horas, no Auditório do SESI, com a participação do  Prof. Me. Alcivan Nunes Vieira da Universidade dos Estado do Rio Grande do Norte- UERN , que discutirá sobre o tema “Pesquisa em Enfermagem: desafios e possibilidades”.

Durante os dias 12 e 20 de maio, a Facene realizará palestras, minicursos e apresentação de trabalhos voltados para a temática da saúde, assim como estará lançando o Livro “Assistência de Enfermagem em Saúde Pública”, o qual é o resultado da junção de trabalhos acadêmicos produzidos por alunos e professores.

Ao final do evento serão entregues certificados de participação e de autoria de artigo, caso o aluno inscrito tenha apresentado trabalho no evento. Para quem deseja ter acesso a programação completa ou mais informações sobre o evento basta acessar a página da Facene, através do link: www.facenemossoro.com.br ou entrar em contato com a instituição.