O prefeito de Mossoró e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte coordenou na manhã de ontem, 15, o I Encontro Regional da FEMURN, evento que reuniu cerca 18 prefeitos e representantes da Pólo Costa Branca, com o objetivo de discutir e encontrar soluções para as dificuldades encontradas pelos municípios e elaborar um documento com as prioridades da região, para ser entregue ao governador Robinson Faria, e incluso no Orçamento Geral do Estado.

“Esse nosso encontro não é só para discutir a situação dos municípios, mas também para identificarmos as prioridades dessa região e apresentarmos essas reivindicações ao governador, que já se comprometeu em inserir no Orçamento do próximo ano pelo menos uma prioridade de cada região, mas vamos tentar encaixar no mínimo três, executar essa demanda. O país vive hoje a maior crise dos últimos 20 anos, o que afeta diretamente as gestões municipais, por isso a importância de estarmos juntos nesse momento de dificuldade”, enfatizou o presidente da Femurn, Francisco José Júnior.

Além de prefeitos e vereadores, o encontro contou com a presença do deputado estadual Manoel Cunha Neto, o Souza, representando a Assembleia Legislativa. O parlamentar parabenizou a iniciativa do presidente da Femurn em promover a série de encontros e discutir as prioridades de cada região do RN. “É preciso dividirmos as responsabilidades. Achei essa ideia de eleger as prioridades e apresentá-las a Robinson Faria muito positiva, tanto que nosso mandato está buscando transformá-la em política de Governo”, informou o deputado.

 

O presidente da Femurn destacou que em cada encontro uma equipe técnica estará presente, ministrando palestras e orientando os prefeitos no sentido de reduzir despesas e aumentas as receitas das cidades. Nesse primeiro evento, o representante do Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, consultor Túlio Pinheiro Carvalho, abordou o tema Regime próprio de Previdência Social como alternativa à gestão financeira do município. Também foi debatida a temática “Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, com a participação de José Carneiro Filho, consultor e engenheiro civil.

Pontos definidos como prioritários do Polo Costa Branca:

– Investimentos em abastecimento de água e dessanilizadores;

– Reestruturação da saúde, com regionalização de um hospital de referência no polo;

– Elaboração de projeto de construção da ponte ligando Areia Branca ao município de Grossos;

– Construção da Estrada da Castanha, ligando Serra do Mel a diversos municípios;

– Retomada das obras da Ponte Rio dos Cavalos

Municípios que integram o Polo Costa Branca:

Areia Branca; Angicos; Assú; Apodi; Caiçara do Norte; Carnaubais; Guamaré; Galinhos; Grossos; Lajes; Macau; Mossoró; Pendências; Porto do Mangue; Serra do Mel; São Rafael; São Bento do Norte e Tibau.

Fonte: Assessoria