Projeto da OAB direciona recursos para o Ciosp de Mossoró.

 

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) de Mossoró recebeu recentemente um investimento de aproximadamente R$ 140 mil, através de um projeto proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró. A verba é decorrente das condenações aplicadas pelo Poder Judiciário com imposição de multa em dinheiro. Uma pequena parte deste recurso já foi liberada e aplicada para a aquisição de equipamento necessário à criação de uma central digital. A OAB buscava a implementação do projeto havia vários meses, dialogando com membros dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, visando estruturar o Ciosp.

Segundo o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/Mossoró, Paulo Cesário Lucena Targino, a ideia surgiu a partir das dificuldades enfrentadas pelos policiais que trabalham no Centro de Operações. O projeto foi desenvolvido com apoio do tenente Josué Jácome, que é membro consultor da Comissão de Segurança da OAB/Mossoró e responsável pelo Ciosp em Mossoró. Com o projeto em mãos, a Ordem dos Advogados buscou apoio primeiramente no Judiciário, reunindo-se com os juízes Cláudio Mendes Júnior e Welma Maria Ferreira de Menezes. Ambos apoiaram. “Tivemos que lutar bastante para ver o projeto acontecer”, lembra Paulo Cesário.

A OAB buscou ainda posicionamento favorável junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte e também do Ministério Público Estadual. As duas instituições analisaram o projeto e concordaram. Na Assembleia Legislativa, a OAB obteve o apoio do deputado Kelps Lima, que destacou a importância da implementação do projeto e pediu celeridade ao Poder Executivo, que recentemente conseguiu superar todas as questões burocráticas que envolviam o projeto e começou a utilizar as verbas decorrentes das multas pecuniárias para reaparelhar o Ciosp de Mossoró, que já recebeu o primeiro equipamento adquirido com a verba do projeto.

CENTRAL DE COMANDO

O Ciops funciona como uma base de comando das instituições ligadas à segurança pública. Através do telefone 190, os chamados são recebidos e direcionados para os órgãos responsáveis. Com uma única ligação, é possível que uma vítima acione diversos tipos de serviços, simultaneamente, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil, Polícia Rodoviária Estadual, entre outras instituições. A falta de estrutura adequada para o Ciosp compromete o serviço prestado a toda coletividade. Com esses recursos, a OAB espera que haja melhoria significativa na segurança.

Fonte: Assessoria