O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 registrou, até este sábado, três milhões de inscrições nas primeiras 120 horas de abertura do sistema. O número foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados mostram uma adesão inferior à edição de 2014, que registrou a mesma quantidade de inscritos em 103 horas.

As inscrições começaram na última segunda-feira e seguem até 5 de junho. O site (enem.inep.gov.br/) apresentou problemas nos últimos dias em decorrência do grande número de acessos simultâneos — na última terça-feira, houve a queda do portal de inscrições.

O Inep recomenda a busca de horários alternativos para inscrição, tais como o fim da noite e o início da manhã. A taxa é de R$ 63 e pode ser paga até as 21h59 do dia 10. Este ano, o valor foi reajustado — desde 2004, era cobrado R$ 35 de inscrição.

Estudantes que se declararem carentes e os que são da rede pública estão isentos da taxa. As provas do Enem serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Entre as novidades desta edição está o intervalo de 30 minutos entre o fechamento do portão e o início das provas.

Outra mudança apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) diz respeito à manutenção da isenção, a qual será cancelada nas próximas edições caso os estudantes isentos não façam o exame em 2015. A confirmação das inscrições será feita apenas pela página do Enem na internet — e não mais pelos Correios.