As perdas da caderneta de poupança acumulam 32,28 bilhões de reais no acumulado do ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC), nesta sexta-feira. Apenas em maio, quinto mês seguido de saldo negativo, o volume de saques superou o de depósitos em 3,19 bilhões de reais, o pior resultado para o mês dentro da série histórica do BC, que começa em 1995. Com o resultado de maio, o saldo total da poupança ficou em 648,772 bilhões de reais, um pouco acima do registrado em abril (648,30 bilhões de reais).

A situação de maio só não foi pior porque, no último dia útil do mês, a quantidade de aplicações superou em 3,99 bilhões de reais o volume de retiradas. Até o dia 28, o saldo da caderneta estava no vermelho em 7,19 bilhões de reais. É comum haver um aumento dos depósitos no último dia de cada mês em função de aplicações automáticas e de sobras de salários.

O que se tem visto nos últimos meses, no entanto, é que essa sobra tem sido cada vez menor. Além disso, com o atual ciclo de alta dos juros básicos e do dólar tornando outros investimentos mais atraentes, a caderneta de poupança perde o brilho.