Na Flip 2015, Rafael Motta destaca a importância da criação do Fundo Nacional Pró-Leitura

 

O deputado federal Rafael Motta dissertou na tarde desta quinta-feira (2), durante a edição 2015 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), sobre o Fundo Nacional Pró-Leitura, objeto do Projeto de Lei 1.321/2011 e que tem como relator na Comissão de Educação o próprio deputado. A apresentação do parlamentar ocorreu na Casa da Cultura, e ele fez questão de ressaltar a importância da implementação do fundo sobre o aspecto de incentivar a prática da leitura no Brasil.

“A criação do Fundo Nacional Pró-Leitura vai garantir o atendimento aos propósitos da Política Nacional do Livro e do Plano Nacional do Livro e da Leitura. Também vai permitir que as políticas públicas de incentivo à leitura ultrapassem a marca atual e se torne contínua. Além disso, poderemos democratizar o acesso ao livro e estimular o hábito da leitura, uma vez que o Brasil é o 55º no ranking mundial de leitura, atrás de países como Uruguai e Tailândia”, afirmou Rafael Motta.

Participaram da discussão junto com o deputado Rafael Motta, o presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luís Antonio Torelli; o Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura, José Castilho e o presidente do Movimento Brasil Literário, Volnei Canônica. A Flip é um dos maiores eventos de literatura da América Latina e segue até o próximo domingo (5).

Audiência pública

Na última segunda-feira (29/06), o deputado Rafael Motta promoveu na Comissão de Educação audiência pública sobre o Projeto de Lei n.º 1.321/2011, que trata da criação do Fundo Nacional Pró-Leitura. O projeto é de autoria do ex-senador José Sarney e a audiência foi uma solicitação do parlamentar potiguar que é o relator da matéria e integrante da Comissão na Casa Legislativa. Durante a audiência, Rafael Motta ouviu as instituições ligadas à educação com o intuito de elaborar um relatório técnico da matéria.

Fonte: Assessoria