Via Blog do Camarotti

Apesar do tom oficial de que o episódio de espiongem está superado, o detalhamento, neste sábado (4), dos grampos feitos pelo governo norte-americano no Brasil causou surpresa e contrariedade entre integrantes do núcleo da gestão Dilma Rousseff.

Ao Blog, um ministro chegou a relatar que o esquema de espionagem detalhado neste sábado mostra que o Brasil tinha se tornado alvo de interesses norte-americanos, inclusive no plano econômico. Mas, uma avaliação pragmática do Palácio do Planalto concluiu que esse não é o momento de realimentar o mal-estar diplomático que ocorreu em 2013, quando Dilma chegou a cancelar uma viagem de Estado à Casa Branca por conta das revelações de que havia sido espionada pela NSA.

Isso porque Dilma acabou de voltar de Washington e, neste momento de dificuldade financeira, o Brasil está em uma situação política e econômica que não lhe permite gerar novos atritos com aliados do quilate dos Estados Unidos.

Por isso, depois de uma conversa telefônica com Dilma, o ministro da Comunicação Social deixou claro que este é um momento de olhar para o futuro, e não para o passado.

“Os dados divulgados neste sábado são relacionados a fatos já divulgados anteriormente. O governo americano veio a público e reconheceu o erro e assumiu um compromisso de mudança de prática. A partir daí, não dá para ficar olhando o passado. Temos de olhar uma agenda de futuro e de cooperação entre os dois países”, disse Edinho Silva.